Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Após reclamação de municípios

Estado diz que 'matematicamente' Coronavac distribuída é suficiente para zerar fila pela 2ª dose

Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou 251,2 mil doses da vacina às cidades nesta quarta-feira com promessa de acabar com as doses atrasadas. Municípios alegam que doses são insuficientes

Publicado em: 19.05.2021 às 13:27 Última atualização: 19.05.2021 às 13:33

Novas vacinas da Coronavac distribuídas nesta quarta serão apenas para segunda dose Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini

Após municípios reclamarem sobre a insuficiência de doses para completar o esquema vacinal de quem está com a Coronavac atrasada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou uma nota no início da tarde desta quarta-feira (19) alegando que "matematicamente" o Estado distribuiu quantitativo suficiente às cidades para zerar a fila pelo imunizante do Instituto Butantan. Confira a nota completa abaixo.

Nesta quarta, um montante de 251.200 doses está sendo entregue aos municípios. Alguns já receberam as vacinas pela manhã, outros receberão à tarde. A SES divulgou que essa remessa vai suprir o quantitativo de doses atrasadas, o que é contestado por parte dos prefeitos.

Conforme a SES, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no RS, a pasta distribuiu 1.647.470 de doses de Coronavac às prefeituras para primeira aplicação. Para segundas doses (D2), a SES repassou mais 1.650.580 - considerando essa distribuição mais recente, que ocorre hoje. Assim, o quantitativo seria suficiente para completar o esquema vacinal dos gaúchos que aguardam pela D2 da Coronavac.

Remanejamento de saldos é possibilidade

A recomendação da SES é que os municípios apliquem as segundas doses da Coronavac recebidas nesta quarta e registrem, o mais rápido possível, todas as aplicações feitas no SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). A partir desse registro, a pasta irá avaliar faltas pontuais e não descarta remanejar saldos entre os municípios, caso alguma cidade tenha doses sobrando, por exemplo.

A SES reforça a importância de que as doses de Coronavac distribuídas nesta quarta sejam aplicadas, exclusivamente, para segunda dose (D2) e que haja o registro imediato no sistema oficial de acompanhamento.

Nota oficial da SES

"Desde o início da campanha de vacinação da Covid-19 no RS, em janeiro de 2021, a Secretaria da Saúde (SES) distribuiu 1.647.470 doses da vacina Coronavac aos municípios gaúchos para aplicação da primeira dose em grupos prioritários, seguindo a ordem estabelecida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e conforme pactuações entre Estado e municípios (municípios representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, o Cosems).

Para segundas doses (D2), a SES repassou 1.650.580 doses aos municípios (a última distribuição está ocorrendo nesta quarta, dia 19).

Matematicamente, portanto, o Estado distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os gaúchos imunizados com a primeira dose da vacina Coronavac.

A recomendação da SES é que os municípios apliquem as segundas doses da Coronavac recebidas nesta quarta tão logo seja possível, para garantir a imunidade completa dos cidadãos, e que registrem de forma célere todas as aplicações no SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). A partir desse registro, será possível avaliar faltas pontuais e planejar, se for o caso, remanejamento de saldos entre os municípios.

É importante, nesse sentido, que as doses de Coronavac que estão sendo distribuídas nesta quarta sejam aplicadas exclusivamente para D2 e que haja o registro imediato no sistema oficial de acompanhamento, o SI-PNI."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.