Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Reforço na imunização

Cem mil doses da vacina da Pfizer serão distribuídas a todos os municípios gaúchos

Previsão é que na próxima semana inicie envio das remessas. Até agora, apenas Porto Alegre estava recebendo o imunizante que precisa ser armazenado a baixíssima temperatura

Publicado em: 19.05.2021 às 11:54 Última atualização: 19.05.2021 às 13:39

Vacina da Pfizer também será usada em cidades do interior do RS Foto: SES/ RS
A partir da próxima semana, a Secretaria da Saúde (SES) deve começar a distribuição de 100 mil doses da vacina da Pfizer para as cidades do interior do Estado. Até agora, apenas Porto Alegre havia recebido doses do imunizante que precisam ser armazenadas em temperaturas abaixo de 0ºC.

Leia todas as notícias sobre a pandemia

A confirmação foi feita, nesta quarta-feira (19), pelo presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Maicon de Barros Lemos, que também é secretário municipal da Saúde de Canoas.

"As vacinas da Pfizer serão entregues durante a semana que vem a todos os municípios gaúchos para primeira dose. Até lá, serão capacitadas as Vigilâncias em Saúde dos municípios para acondicionamento da vacina."

A previsão da SES é que a primeira capacitação para equipes do interior ocorra nesta quinta-feira (20). Desde abril, gestores e técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) participam de treinamentos da Pfizer para garantir a melhor distribuição, armazenamento e aplicação das doses dessa vacina.

Sem necessidade de superfreezer

Segundo a SES, nas unidades de saúde que irão utilizar a Pfizer, as doses devem ser armazenadas em temperaturas entre 2°C e 8°C por, no máximo, cinco dias, período em que as vacinas precisam ser aplicadas. Nessa temperatura, não há necessidade de ultrafreezer para conservar as doses. Se houver necessidade de conservação em ultrafreezer, universidades do interior já foram contatadas, entre elas Feevale e Unisinos.

Quando forem levadas às geladeiras comuns ou refrigeradores, as vacinas da Pfizer não podem ser congeladas novamente.

Para a aplicação, cada frasco com seis doses deverá ser diluído com soro fisiológico injetável, e pode permanecer à temperatura ambiente por até oito horas (duas antes da diluição e seis depois). O laboratório recomenda a aplicação com um conjunto de agulha e seringa chamado de “baixo volume morto”, para ter o menor desperdício possível do líquido e os vacinadores conseguirem extrair todas as seis doses de cada frasco.

 

Grupo que receberá vacina da Pfizer

As doses da Pfizer serão utilizadas para imunizar pessoas com deficiência, comorbidades na faixa etária de 39 e 38 anos e gestantes e puérperas com comorbidades e/ou gestantes ou puérperas que apresentem indicação médica após avaliação de risco/benefício.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.