Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul SEGURANÇA PÚBLICA

RS tem queda de 83,3% nos latrocínios em janeiro de 2022

Entre os crimes contra a vida, roubo seguido de morte foi o que teve redução mais expressiva no último mês. Dados foram apresentados nesta sexta-feira (11) pela SSP

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 11.02.2022 às 13:28 Última atualização: 11.02.2022 às 15:44

Os crimes contra a vida tiveram queda no Rio Grande do Sul em janeiro de 2022. A redução mais expressiva foi observada no indicador de latrocínios (roubo seguido de morte), que caiu 83,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram seis casos em janeiro de 2021 contra apenas um registro neste ano.

Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS) foram apresentados nesta sexta-feira (11), em Esteio, pelo governador Eduardo Leite e pelo vice e também secretário da pasta, Ranolfo Vieira Júnior.

Apresentação foi feita na manhã desta sexta-feira (11), em Esteio
Apresentação foi feita na manhã desta sexta-feira (11), em Esteio Foto: Carlos Ismael/SSP
Conforme o levantamento do Estado, no último mês, houve redução em todos os 22 índices monitorados e divulgados mensalmente pela pasta. “Este foi o melhor janeiro dos registros históricos de criminalidade. Entramos no quarto ano de governo e de redução nestes indicadores”, destacou Ranolfo.

Homicídios e feminicídios

Em relação aos casos de homicídio, crime considerado em todo mundo como principal métrica da violência, janeiro de 2022 manteve a tendência de queda dos últimos anos. O número de vítimas passou de 152, no primeiro mês de 2021, para 135 - uma retração de 11,2% e o menor total desde 2006.

Comparado ao pico da série histórica, em 2017, quando 348 pessoas foram assassinadas em janeiro no RS, a retração chega a 61,2%.

O indicador de feminicídios se manteve praticamente estável. No mês passado, 10 mulheres foram mortas por razões de gênero no Estado, uma a menos do que o mesmo período de 2021.

Crimes patrimoniais

O número de ocorrências de roubo a veículo em janeiro baixou de 549, no ano passado, para 390 neste ano - queda de 29%. Nos roubos a transporte coletivo, a queda no Estado foi semelhante. O número de casos em janeiro caiu de 126 em 2021 para 79, uma retração de 37,3%. Já os ataques a bancos diminuíram 75%, passando de quatro registros no ano passado para apenas um em 2022.

“Já temos mais de R$280 milhões anunciados para a segurança pública e ainda vamos anunciar, neste ano, novos investimentos para darmos ainda melhores condições para o enfrentamento à criminalidade. Serão adquiridas novas armas e viaturas, além de tecnologia”, pontuou o governador Eduardo Leite.

Exemplo esteiense

Esta foi a segunda vez que a apresentação dos dados da segurança pública foi feita fora da capital. Esteio foi escolhida como palco para a divulgação devido aos resultados positivos obtidos pela cidade no mês passado, principalmenteno que diz respeito à redução dos chamados Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Dentre eles, destacam-se os casos de homicídio, que têm apresentado queda ano após ano em Esteio. Em janeiro de 2020, haviam sido quatro registros na cidade. No mesmo período em 2021 e em 2022, nenhum caso foi registrado.

No comparativo anual, nos últimos cinco anos, Esteio apresentou redução de 81,25%, passando de 32 homicídios em 2017 para seis no ano passado.

Integração e investimento

Para a delegada titular da Delegacia de Polícia de Esteio, Luciane Bertoletti, os números positivos alcançados são resultado da união de esforços, cooperação e integração entre as forças de segurança pública do município.

“Cada um respeitando suas atribuições, mas essa integração é o principal motivo de a gente estar anunciando estes indicadores tão positivos. Logicamente temos tido a colaboração e apoio incondicional também do poder Executivo, do Ministério Público e do Poder Judiciário para alcançarmos estes números”, avalia.

Segundo o comandante do 34º Batalhão de Polícia de Esteio (34ª BPM), o tenente-coronel André Stein, a cidade vem passando por um “processo de redução significativa da criminalidade há, pelo menos, três anos”.

Prefeito em exercício de Esteio, Jaime da Rosa destaca os investimentos feitos pela administração municipal na área da segurança, em pessoas, viaturas e tecnologia. “Continuaremos investindo forte para que a comunidade aqui não apenas se sinta segura, mas tenha segurança nas ruas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.