Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul PREPARE-SE!

Massa de ar frio que leva neve à Cordilheira dos Andes chega ao RS a partir desta quarta

Fenômeno deve derrubar as temperaturas no Estado nos próximos dias

Por Da redação
Publicado em: 29.03.2022 às 10:57 Última atualização: 29.03.2022 às 10:58

A partir desta quarta-feira (30), as temperaturas começam a cair no Rio Grande do Sul. É que uma massa de ar frio que se origina no Pacífico Sul vai avançar para o Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno é o mesmo que leva neve já nesta terça-feira (29) à Cordilheira dos Andes, em pontos do Chile e da Argentina.

Massa de ar frio leva neve à Cordilheira dos Andes
Massa de ar frio leva neve à Cordilheira dos Andes Foto: Reprodução/MetSul

Trata-se da massa de ar frio mais forte do ano a alcançar o Sul do Brasil até então. Conforme a MetSul, o declínio das temperaturas no RS virá acompanhado da sensação de frio e vento, especialmente no fim da tarde de quarta-feira. Ao longo da quinta (31), o forte resfriamento também será sentido em áreas mais ao Norte.

sequência de madrugadas frias deve seguir até o começo da semana que vem. Nesse período, há chance de geada em cidades serranas e podem ser registradas as primeiras marcas negativas do outono no Sul do País.

Neve no Chile e na Argentina

A primeira grande neve do ano na Cordilheira dos Andes será registrada entre esta terça e as primeiras horas de quarta-feira. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam acumulados significativos em partes dos Andes, entre o Chile e a Argentina, no Sul dos dois países.

Em alguns pontos, a neve pode atingir marcas de 30 a 40 centímetros nas montanhas. Áreas mais baixas dentro da região da Patagônia também serão atingidas.

Segundo a MetSul, a precipitação na cordilheira pode vir a causar, inclusive, o fechamento de passagens rodoviárias entre o Chile e a Argentina – usadas por caminhoneiros do Brasil – por conta do acúmulo de gelo e do chamado “viento blanco”, com forte redução de visibilidade. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.