Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul NOVO LOCAL

Conheça o projeto da nova sede da SSP e o que será feito com terreno do prédio que incendiou

Divulgação ocorre quase um ano após incêndio que consumiu a então sede da Secretaria da Segurança Pública, em 14 de julho de 2021, localizada na rua Voluntários da Pátria

Por Redação
Publicado em: 14.07.2022 às 08:29 Última atualização: 14.07.2022 às 08:45

O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (13) o projeto da nova sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o destino para o terreno da antiga sede, na rua Voluntários da Pátria, que pegou fogo em 14 de julho de 2021. De acordo com a administração, o novo prédio, que abrigará também a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), será construído em uma área do complexo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Projeto da futura sede da SSP e da PGE
Projeto da futura sede da SSP e da PGE Foto: Reprodução
Os trâmites para esse projeto começaram em 2011. A ideia inicial, que era a construção um prédio somente para a PGE, foi remodelada. O governo prevê uma construção com 14 pavimentos em terreno de 5.259,65 metros quadrados, situado na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 150, ao lado do Tribunal de Justiça (TJRS).

Segundo o procurador-geral, os projetos executivos já foram concluídos e aprovados com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) também validado no Corpo de Bombeiros Militar. "O próximo passo é elaborar e publicar a licitação para contratação de empresa que irá executar a obra. Isso deve ocorrer em 60 dias. A previsão de duração da obra é de 36 meses.”

O que será feito com o terreno da antiga sede?

Entre as possibilidades apontadas pelo governador Ranolfo Vieira Júnior em março, então vice-governador na época, estava a construção da nova sede no mesmo local, a venda do espaço ou uma permuta por uma área já construída. Das três, o Estado optou pela terceira. Conforme o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o terreno onde ficava a antiga sede da SSP será utilizado na realização de um contrato de permuta de imóveis por área construída, visando a execução da obra. O terreno tem 41 mil metros quadrados e está avaliado em cerca de R$ 90 milhões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual