Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul MAIS DE DEZ CRIMES NO RS

Homem é preso suspeito de integrar grupo responsável por ataques cibernéticos no Vale do Sinos

Conforme a investigação, organização está por trás de mais de dez crimes contra provedores de Internet no RS

Por Redação
Publicado em: 06.09.2022 às 11:57 Última atualização: 06.09.2022 às 12:58

Mais de dez ataques a provedores de Internet no Rio Grande do Sul são investigados pela Polícia Civil. Conforme o delegado André Lobo Anicet, ao menos dois ataques cibernéticos ocorreram em cidades do Vale do Sinos.


Os crimes foram entre os meses de julho e agosto deste ano em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Uruguaiana, Porto Alegre, Alvorada e outras cidades da região metropolitana.

Na manhã desta terça-feira (6), um homem de 24 anos, suspeito de integrar o grupo que está por trás dessas ações criminosas, foi preso no município de Rio Grande, no litoral sul do Estado.

A Polícia Civil também cumpriu seis ordens judiciais em Pelotas. Foram apreendidos celulares e equipamentos de informática, que serão analisados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Operação

Chamada de operação Bug Data, a ação investiga crimes de extorsão, invasão de dispositivo informático e interrupção ou perturbação de serviço informático e telemático. A investigação começou quando o criminoso que foi preso nesta terça-feira interrompeu o serviço de um provedor de Internet de Uruguaiana.

Após o primeiro ataque, o suspeito exigiu valores para cessar as investidas e forneceu contas para que a empresa depositasse o pagamento. Mais tarde, segundo a Polícia, ele transformou a quantia em criptoativos, que são transferências de valores definidos pelo proprietário ou criador do ativo.

O ato é tratado como crime pois milhares de usuários do provedor podem perder o acesso ao serviço. Outros danos podem ser causados, como prejuízos financeiros e de saúde pública, uma vez que a ação indisponibiliza o acesso a dados relevantes que só poderiam ser verificados on-line.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual