Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ALERTA!

Temporal e altos volumes de chuva chegam ao RS nesta quinta-feira

Baixa pressão reforça instabilidade que ingressa no Estado com episódios isolados de vento e granizo; sexta-feira (21) terá chuva com maior intensidade em algumas regiões

Por Redação
Publicado em: 20.10.2022 às 18:32 Última atualização: 20.10.2022 às 18:41

A instabilidade chegou com força no Rio Grande do Sul no fim desta quinta-feira (20). Um centro de baixa pressão avança do Norte da Argentina para o RS e reforça a instabilidade, trazendo chuva forte a intensa, com altos volumes em algumas cidades e novos temporais isolados, capazes de causar danos por vento e granizo.

MetSul Meteorologia alerta para o início desta sexta-feira (21), que deve ter maior risco de tempo severo com raios. Temporais já causaram danos em diversas cidades de Santa Catarina nesta quinta.

Tempo Chuva
Tempo Chuva Foto: Diego da Rosa/GES

A meteorologista Estael Sias esclarece que não se descarta rajadas de vento ao redor de 60 quilômetros por hora. A quantidade, o volume de prestação na região metropolitana será de 15 a 20 milímetros o que não é "nada excepcional", conforme Estael. Na sexta-feira, a mínima será de 18 e a máxima de 24 graus – um dia que terá um certo abafamento, apesar da instabilidade. 

No Rio Grande do Sul, a distribuição da chuva tende a ser muito irregular. A MetSul explica que municípios de uma mesma região podem registrar baixos e altos volumes de chuva. Contudo, os acumulados mais altos de precipitação devem ser localizados e associados à passagem de nuvens carregadas com pancadas torrenciais que trazem altos volumes em curto período.

Tempo para o fim de semana

Sábado (22) começa úmido com muitas nuvens e mínima de 15 graus. No período da tarde o sol aparece entre nuvens e a máxima atinge os 23 graus. No domingo (23), a temperatura fica entre os 13 e os 22 graus e pode ter períodos de céu nublado e garoa. Conforme Estael, a instabilidade ocorrerá porque uma frente fria passa rápido pelo RS e traz nuvens. Ela acredita que probabilidade de precipitação é maior no litoral.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual