Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul FRIO ATÍPICO

Novembro terá baixas temperaturas e possibilidade de neve no RS

Conforme a meteorologia, alguns municípios podem registrar temperaturas entre 1ºC e 5ºC nos próximos dias

Por Carla Fogaça
Publicado em: 31.10.2022 às 22:28

A semana iniciou com chuva e temperaturas abaixo da média registradas neste mesmo período em outros anos. A frente de ar frio intenso chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada de segunda-feira (31) e deve permanecer até o fim desta semana. Segundo a meteorologista Estael Sias, os próximos dias serão de muito frio e pouca chuva, que deve parar já nesta terça-feira (1º). A temperatura gelada é atípica e, segundo os registros meteorológicos, um quadro assim não se via em 100 anos.

Novembro começa com chuva e frio no RS
Novembro começa com chuva e frio no RS Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Segundo Estael, a terça-feira ainda terá umidade, nuvens e garoa especialmente no turno da manhã. “O vento sul gelado persistente trará temperaturas mínimas de 10ºC e máxima de 16ºC, na Região Metropolitana”, explica a meteorologista. Já na quarta-feira (2) o tempo amanhece firme, com sol e poucas nuvens. Vento sul fraco, mas os termômetros marcarão entre 8ºC e 19ºC.

Na quinta-feira (3), a temperatura terá maior amplitude térmica. “O dia será ensolarado, que começa frio com mínima de 8ºC, mas ao decorrer do dia pode chegar aos 21ºC. A partir de quinta o frio começa a diminuir, mas não chega a aquecer muito como estava na semana passada, por exemplo”, afirma Estael.

A previsão de frio não descarta inclusive a ocorrência de neve em alguns pontos. No interior, vários municípios devem ter temperaturas em torno dos 5°C e na fronteira pode ficar entre 1 e 3°C, avisa a MetSul. “Existe uma remota possibilidade de neve nos altos da Serra do Sul do País, especialmente no Planalto Sul, em Santa Catarina”, diz Estael.

Frio atrapalha vendas de itens primavera verão

Em Novo Hamburgo, o frio atípico acaba atrapalhando as vendas de roupas e calçados de clima quente. O gerente de uma loja do Centro do município, Célio Justo Krás, afirma que em dias de chuva o movimento já diminui e com o frio fora de época piora ainda mais. “Nossos produtos de frio estão todos em estoque, nada exposto e com o frio as pessoas não saem para comprar roupa de verão, a não ser se realmente precisam. Com certeza o tempo assim impacta nas vendas diretamente”, explica Krás.

Frio fora de época dificulta vendas de primavera e verão no comércio
Frio fora de época dificulta vendas de primavera e verão no comércio Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Outro gerente e proprietário de uma loja de calçados, Lucas Souza, disse que aproveita o tempo frio para colocar calçados de inverno em promoção e tentar liberar o estoque antigo. “Mesmo assim, não é uma vantagem grande, porque com chuva eu não consigo expor meus produtos na rua e dificulta a venda”, conta Souza.

O clima com temperaturas baixas em pleno novembro não prejudica apenas lojistas, mas também a aposentada Maria Ondina Mattje, 72 anos, diz que precisa redobrar os cuidados com a saúde para não ficar doente. “Eu não gosto deste tempo assim, prefiro calor. Parece o fim do mundo, a gente dorme com ventilador e acorda tendo que tirar os casacos que eu já havia guardado”, lamenta dona Maria.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual