Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul FRIO EM NOVEMBRO

Semana começa com chuva e forte queda nas temperaturas que pode trazer neve ao RS

Contraste mais acentuado deve ser registrado nesta segunda-feira, quando as máximas despencam. Há também alerta sobre possibilidade de temporais

Por Redação
Publicado em: 31.10.2022 às 09:28 Última atualização: 31.10.2022 às 09:29

Depois de um fim de semana com temperaturas de 35°C nas cidades gaúchas, a segunda-feira terá uma intensa virada no tempo durante as próximas horas. Uma frente de ar frio intensa chegou ao Rio Grande do Sul nesta madrugada e deve causar temperaturas baixas muito atípicas para o mês de novembro a partir desta terça-feira (1º). Os termômetros devem chegar a temperaturas registradas no mês de julho.

Geada registrada em São Francisco de Paula em julho deste ano
Geada registrada em São Francisco de Paula em julho deste ano Foto: Nilson Wolff/Divulgação


"Foge muito ao normal", comenta o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, e acrescenta que um quadro assim não havia sido visto em 100 anos de registros meteorológicos. A MetSul publicou a repercussão inclusive junto a meteorologistas de países vizinhos, onde a frente fria desta época está sendo descrita como "descomunal".

Nos próximos dias, as temperaturas, conforme a meteorologista da MetSul Estael Sias, devem ficar 10 a 15 graus abaixo das médias históricas do mês: "Embora fazer frio em novembro não seja algo raro, a intensidade desta massa de ar frio destoará muito do que é comum para o penúltimo mês do ano."

A previsão de frio é tanta que não é descartada inclusive a ocorrência de neve em alguns pontos. O frio deve ficar mais forte na madrugada de quarta-feira, com temperaturas entre 8 e 9°C na Grande Porto Alegre. No interior, vários municípios devem ter temperaturas em torno dos 5°C e na fronteira pode ficar em 1 a 3°C, avisa a MetSul.

O contraste mais acentuado deve ser registrado nesta segunda-feira, quando as temperaturas despencam. Há também alerta sobre possibilidade de temporais durante esta virada. "Uma das preocupações principais que temos no avanço desta frente fria será a ocorrência de vendavais que, em alguns locais, poderão ter rajadas com força destrutiva", avisa Nachtigall.

O frio intenso também deve provocar geada, o que pode impactar na produção rural, já que temperaturas tão baixas quanto as previstas são incomuns neste período do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual