Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul VAI DAR PRAIA?

Frio atípico em novembro pode indicar que verão também será de temperaturas baixas no RS?

Confira a avaliação da meteorologia das temperaturas baixas da última semana e o que é esperado para a próxima estação

Por Redação
Publicado em: 06.11.2022 às 18:36 Última atualização: 06.11.2022 às 18:36

Uma onde de frio atípica para a época do ano atingiu o Rio Grande do Sul na última semana. Nos primeiros dias de novembro, mês em que as temperaturas costumam aumentar no Estado, Campo Bom registrou 6,8°C na quarta-feira (2). Essa foi a mais baixa mínima já registrada no município no penúltimo mês do ano desde o início das medições, há 38 anos. Já a capital, teve dois dias seguidos de mínimas abaixo de 10°C, situação que havia sido registrado apenas em 1992.

Praia 2 de janeiro
Praia 2 de janeiro Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Mas afinal, o que as temperaturas baixas dos últimos dias dizem sobre o verão?


Segundo a MetSul Meteorologia, a primavera deste ano tem sido marcada por temperatura abaixo do normal para esta época do ano. Os episódios de frio dos últimos meses tem relação com o fenômeno La Niña no Oceano Pacífico. A MetSul explica que, desde 1999, não se via um resfriamento tão intenso desta parte do Pacífico Equatorial nesta época do ano, o que impacta no clima com temperaturas baixas em todo o Sul do Brasil.

No último verão, em janeiro deste ano, o RS teve 15 dias consecutivos com marcas que alcançaram 40°C. No dia 27 de fevereiro, o Estado registrou a maior máxima de sua história com 42,9°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Uruguaiana.

De acordo com a análise da MetSul de modelos numéricos de previsão climática, a tendência é que a próxima estação será de calor intenso, com temperaturas acima da média. Isso porque haverá ar muito quente sobre a área central da Argentina, que chega ao Rio Grande do Sul.

Dessa forma, a MetSul indica que o verão terá máximas altas, como já é típico no Estado. Porém, não são esperados episódios de calor tão extremo quanto o registrado no início de 2022. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual