Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul EXTREMOS

RS tem risco de temporal com potencial de estragos após calorão de 40 graus

Previsão indica chuva a partir desta terça-feira e diminuição das altas temperaturas. No fim de semana, cidades gaúchas terão mínimas de 13°C

Publicado em: 14.02.2023 às 12:58 Última atualização: 14.02.2023 às 15:03

O dia seguinte ao calorão de 40 graus no Estado não foi menos quente para os gaúchos. Ao meio-dia desta terça-feira (14), a temperatura era bem diferente da sensação térmica. Em aplicativos de tempo foi possível encontrar marca de 36°C para Novo Hamburgo, mas com sensação de 39°C. A expectativa de alívio nesse cenário climático vem acompanhada de outro efeito extremo: temporais severos. Meteorologistas alertam para tempestades com potencial de estragos para o Rio Grande do Sul, com risco de vendavais entre a tarde e a noite desta terça.

Calorão. Por voltas das 10h15 os termômetros de rua em Novo Hamburgo oscilavam entre 33°C e 34°C
Calorão. Por voltas das 10h15 os termômetros de rua em Novo Hamburgo oscilavam entre 33°C e 34°C Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

O dia começou com sol e calor na região metropolitana. Em Novo Hamburgo, os termômetros marcavam 34°C às 10h15. Devido à atmosfera aquecida, nuvens carregadas se formam nesta terça. Com o aumento da cobertura de nuvens, o tempo muda durante a tarde. Segundo a MetSul Meteorologia, chove entre a tarde a noite. Pontos isolados podem ter ventos de 100 km/h. Os temporais também podem trazer danos e transtornos como falta de luz e há risco de queda de granizo em alguns pontos do Estado.

Apesar da chuva, que deve seguir até sexta-feira (17), não são esperados volumes suficientes para amenizar a estiagem. De acordo com a MetSul, o déficit de precipitação é muito alto e para que houvesse uma mudança de cenário no solo gaúcho seriam necessários vários dias consecutivos de chuva generalizada. Entre terça e quarta, haverá vários pontos com precipitações fracas, com marcas que não devem exceder 20 milímetros, enquanto em algumas localidades os acumulados podem ser altos em curto período, com 50 milímetros.

Próximos dias

A chuva segue até o fim da semana, mas de forma fraca. Na quarta-feira (15), cidades da Serra e dos vales do Sinos, Caí e Paranhana terão mínimas na casa dos 20°C e máximas próximas dos 30°C. Na quinta-feira, o dia começa com 21°C e pode atingir máxima de 31°C na região. Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 19°C e 29°C. Já no sábado, o sol retorna e o Vale do Sinos pode ter mínima de 13°C, com máximas na casa dos 28°C. Na próxima semana, o tempo fica firme e as mínimas seguem amenas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual