Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ECONOMIA

Impostos sobre combustíveis vão pesar ainda mais no bolso dos consumidores a partir de julho

Entenda quais serão as próximas mudanças que devem alterar os valores no próximo mês

Publicado em: 01.06.2023 às 09:09 Última atualização: 01.06.2023 às 09:10

O preço da gasolina aumentou nesta quinta-feira (1º) em todo o Brasil. A causa é uma mudança no modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A partir desta quinta, o imposto passou a ter alíquota única de R$ 1,22 por litro em todos os Estados. 


Impostos sobre combustíveis vão pesar ainda mais no bolso dos consumidores a partir de julho
Impostos sobre combustíveis vão pesar ainda mais no bolso dos consumidores a partir de julho Foto: Arquivo/GES

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado (Sulpetro), João Carlos Dal'Aqua, alerta que em julho terá uma nova atualização nos impostos.

"Haverá o retorno do PIS e Cofins no preço da gasolina e teremos que nos adaptar, já que os postos acompanham os valores da distribuidora e em cima disso faz seus cálculos para praticar no mercado", argumenta.


Até quarta-feira (31), a alíquota do ICMS variava de 17% a 22%, dependendo do Estado. A percentagem é calculada sobre um valor de referência divulgado pelos governos estaduais a cada 15 dias. Para o presidente do Sulpetro, a questão tributária vai impactar novamente a relação do RS e País inteiro. "Alguns estados tiveram menos impactos e outros mais, aqui teremos uma diferença de R$ 0,29", explica Dal'Aqua.

Conforme a Fecombustíveis, com a mudança do ICMS, em apenas três estados (Alagoas, Amazonas e Piauí) poderá haver queda no preço da gasolina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual