Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

TEMPERATURAS DE JUNHO: O que esperar do primeiro mês de inverno climatológico no RS?

Último dia de maio antecipou antecipou registros desta quinta-feira. Saiba o que tirar e guardar no armário

Publicado em: 01.06.2023 às 06:00

Maio se encerrou com temperatura amena no Rio Grande do Sul e antecipou a amplitude térmica do primeiro dia de junho. Esta quinta-feira (1º) será de sol entre nuvens com mínima de 8°C e máxima de 25°C no Vale do Sinos. Além da virada do mês, o dia marca o início do inverno meteorológico no Hemisfério Sul.


TEMPERATURAS DE JUNHO: O que esperar do primeiro mês de inverno climatológico no RS?
TEMPERATURAS DE JUNHO: O que esperar do primeiro mês de inverno climatológico no RS? Foto: Igor Rafael Zimmermann/Especial

Junho e julho, conforme a MetSul Meteorologia, são os meses mais frios do ano na climatologia histórica. Em 2023, as projeções semanais do modelo climático europeu indicam predomínio de dias de temperatura acima da média na primeira metade do mês. Entretanto, prevê dias mais frios e com registros perto ou abaixo da média na segunda metade de junho nos estados do sul, em parte do centro-oeste e do sudeste do Brasil.

Segundo a meteorologista Estael Sias, não há projeção de frio rigoroso ou constante, mas "não vai deixar de ser frio".

Os primeiros quinze dias não terão influência de fenômenos que podem baixar os termômetros, o que vai manter as temperaturas mais altas do que o esperado para a época do ano. Entre a segunda e terceira semana, o padrão muda gradualmente. Uma massa de ar frio chega ao RS e pode causar resfriamento acentuado e geada em algumas cidades.

Chove?

Ainda conforme Estael, a precipitação terá maior variabilidade no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva perto ou acima da média em áreas do norte e do leste do Estado. No oeste, há risco de precipitações abaixo da média em alguns pontos, mas a meteorologista afirma que a confiabilidade da tendência não é alta.

E o El Niño?

O mês começa com o Oceano Pacífico ainda em estado de neutralidade, o que significa que não há El Niño ou La Niña. No decorrer dos dias, contudo, espera-se maior aquecimento das águas do Pacífico Equatorial, com a gradual transição para um evento de El Niño.

Inverno meteorológico

Como explica a MetSul, a ciência climatológica trabalha com os termos iniciais e finais para as estações, por isso que, no Hemisfério Sul, o inverno climatológico ou meteorológico se inicia em 1º de junho e termina em 31 de agosto. O inverno astronômico, com o solstício, tem início no dia 21 de junho – também conhecido como o começo da estação – e termina no dia 23 de setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual