Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul OPERAÇÃO

Arsenal de facção e 193 quilos de drogas são apreendidos no RS

Um dos destinos das cargas seria a região metropolitana de Porto Alegre, segundo investigação da Polícia Civil

Publicado em: 13.06.2023 às 12:50 Última atualização: 13.06.2023 às 12:55

Em operação no Norte do Estado, no fim de semana, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreendeu cargas de drogas e armas que seriam remetidas à Região Metropolitana de Porto Alegre e região Sul do Estado. Eram 193 quilos de maconha, 17 pistolas e dois fuzis. Conforme o delegado Guilherme Dill, uma facção gaúcha ajudava criminosos traficantes argentinos a atravessar o material pelo Rio Uruguai.


Arsenal de facção e 193 quilos de drogas são apreendidos no RS
Arsenal de facção e 193 quilos de drogas são apreendidos no RS Foto: Polícia Civil

Os policiais monitoraram por cerca de 8 horas até que a droga fosse atravessada em barcos, no sábado, em Tiradentes do Sul. Ao desembarcar na fronteira nacional, os agentes abordaram dois homens. Um foi preso e outro conseguiu fugir pelo rio no barco em que iniciou a travessia. A maconha, encomendada por facção da Região Metropolitana, foi apreendida no segundo barco.


Na tarde de domingo, em Ijuí, o Denarc prendeu dois homens em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Um caminhão de mudança com frequência semanal circulava de forma suspeita por várias regiões do Estado. O motorista tinha antecedentes por furto qualificado de carga.

Caminhão de mudança

"No momento em que o homem parou na pista de rodagem sem qualquer justificativa aparente, os policiais decidiram pela abordagem e busca no baú do caminhão", relata o delegado. Foi constatado, então, que havia um arsenal sendo transportado pelo caminhão de mudança.

Foram encontradas 17 pistolas e 2 fuzis calibres 556 e 762. O armamento possivelmente seria utilizado para abastecer facções criminosas em conflitos no Sul do Estado.

"O armamento é próprio para guerrilhas e o calibre 762 de uma das armas é restrito apenas para forças de segurança." No caminhão, além do motorista de 46 anos com antecedentes criminais por furto qualificado, havia um comparsa de 25 anos sem antecedentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual