Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL

CICLONE EXTRATROPICAL: Acompanhe as notícias da madrugada sobre a chuvarada na região

Noite é de muitos transtornos em cidades do Litoral Norte e Vales do Sinos e Paranhana; MetSul Meteorologia alerta que Rio dos Sinos vai transbordar

Publicado em: 16.06.2023 às 01:47 Última atualização: 16.06.2023 às 06:56

ATUALIZAÇÃO: CICLONE EXTRATROPICAL: Veja as principais notícias deste início de manhã de muito transtorno em toda a região

Chove muito na metade leste do Rio Grande do Sul desde a tarde desta quinta-feira (15) e a madrugada desta sexta-feira (16) é de muito transtorno em municípios do Litoral Norte, Região Metropolitana e Vales do Sinos e Paranhana. O Inmet e a MetSul Meteorologia alertam que segue chovendo forte durante a madrugada e a manhã desta sexta por conta de um ciclone extratropical que atua no Litoral Norte. Veja abaixo as últimas notícias sobre o assunto.


Chuvarada desta quinta-feira fez arroio transbordar e alagar trecho da Nações Unidas, em Novo Hamburgo
Chuvarada desta quinta-feira fez arroio transbordar e alagar trecho da Nações Unidas, em Novo Hamburgo Foto: Igor Müller/GES-Especial

Governador acompanha situação

No Twitter o governador Eduardo Leite informou no final da noite desta quinta-feira (15), que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizados para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do Rio Grande do Sul. “Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança”, disse.

O vice-governador Gabriel Souza também se manifestou, lembrando especialmente do Litoral Norte, região que está sob o maios impacto do ciclone extratropical. “Estou na região e nossa orientação é: cuidar primeiro das pessoas, protegendo a vida e evitando que alguém fique desalojado. Os bens materiais avariados, sejam públicos ou privados, serão avaliados quando a situação possibilitar”, escreveu.

Defesa Civil vai apoiar em Maquiné e Caraá e no caminho salva família

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que está atuando nas regiões da Serra e Litoral Norte, onde municípios foram afetados pelas intensas chuvas que estão ocorrendo desde a tarde desta quinta-feira (15).

Já na madrugada desta sexta-feira (16), equipes estão apoiando os municípios de Maquiné, onde o nível do rio subiu rapidamente e deixou pessoas ilhadas em alguns pontos. Em Caraá o rio também subiu, ocasionando muitos transtornos, sendo que uma equipe está tentando acessar a cidade para apoio.
“As equipes atuam de forma articulada com militares do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, especialmente o Comando Ambiental, que dispõe de embarcações”.

No caminho até as cidades, uma equipe da Defesa Civil Estadual apoiou uma família cujo veículo caiu no canteiro central da ree way, que estava completamente alagado. Duas crianças, de 5 e 7 anos, e sua mãe, foram resgatadas e atendidas pelas equipes e conduzidas até local seguro. “A prioridade, neste momento, é o atendimento das pessoas em vulnerabilidade.”

40 famílias em risco no Caraá e ponte caída


Ponte que dá acesso entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá caiu
Ponte que dá acesso entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá caiu Foto: Prefeitura de Caraá

O prefeito Magdiel Silva, do município de Caraá, onde fica a nascente do Rio dos Sinos, atualizou a situação enfrentada na cidade, por conta dos alagamentos causados pelas fortes chuvas. Segundo ele, há 40 famílias em situação de risco, com água dentro de suas casas e outras 50 pessoas em cima de telhados; a ponte do Arroio do Carvalho, na RS-030, que dá acesso entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá, caiu; o acesso ocorre somente pelo Morro da Limeira; e que, inclusive, o caminhão dos bombeiros estava ilhado.

“Vim em um ponto com sinal [telefônico] para falar com o governador Eduardo que já fez contato com o comando dos bombeiros e defesa civil, está sendo deslocado efetivo de Porto Alegre e da região metropolitana com mergulhadores e aeronave. Agora mais do que nunca precisamos estar unidos! Um cuidando e ajudando ao outro! Que Deus abençoe Caraá e nos dê forças para superar esse desastre!’, escreveu.

Alagamentos e resgate de moradores em Sapiranga

Sapiranga é uma das tantas cidades prejudicadas pela chuvarada registrada desde o fim da tarde desta quinta-feira na região. Arroios transbordaram e atingiram residências. Bombeiros precisaram usar inclusive um bote para resgatar moradores justamente na região próxima ao quartel da corporação. A região da UPA da cidade também ficou alagada, impedindo o acesso ao local.

Pelo menos 66 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul

A chuva acompanhada de vento registrada na metade leste do Rio Grande do Sul desde a tarde desta quinta-feira (15) prejudica o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana e Litoral Norte. Somente na área de concessão da CEEE Equatorial eram, no início da madrugada, 66 mil pontos sem energia. No fim da noite de quinta a RGE informou que não havia registros de incidentes, mas a informação não foi mais atualizada nas últimas horas.

Acúmulo de lixo na Casa de Bombas gera transtornos em São Leopoldo

O volume excessivo de chuva – cerca de 130 milímetros desde a quinta-feira - ocasionou um colapso no sistema pluvial em São Leopoldo, que no início da madrugada desta sexta-feira (16) que não deu conta de drenar a água, ocasionando vários transtornos. Houve transbordamento do Arroio Kruze, na rua 20 de Setembro, do Arroio João Corrêa no bairro Vicentina e dos Arroios Campina Cerquinha, no bairro Campina.


Equipes atuam na Casa de Bombas para remoção de resíduos
Equipes atuam na Casa de Bombas para remoção de resíduos Foto: Prefeitura de São Leopoldo

No início da madrugada, o prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas e o Superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, estiveram na Casa de Bombas da avenida João Correa e do bairro Campina para acompanhar o trabalho das equipes de plantão. Eles também estiveram na avenida Imperatriz por onde passa o arroio Kruze.

Retroescavadeiras estão sendo utilizadas para auxiliar a retirada de materiais das Casas de Bombas. Há muito acúmulo de resíduos, inclusive um sofá foi identificado na vistoria. Retroescavadeiras estão sendo utilizadas para auxiliar a retirada de materiais das Casas de Bombas. Há muito acúmulo de resíduos, inclusive um sofá foi identificado na vistoria.


Até um sofá que estava no Rio dos Sinos foi parar na Casa de Bombas, prejuducando o escoamento da água
Até um sofá que estava no Rio dos Sinos foi parar na Casa de Bombas, prejuducando o escoamento da água Foto: Prefeitura de São Leopoldo

A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Além do (51) 2200-0633, que funciona somente em horário comercial. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais.

Canoas registra 130 milímetros de chuva e reforça operação das casas de bombas

Perto das 2 horas desta sexta-feira (16), a Prefeitura de Canoas informou que em 24 horas já choveu 130 milímetros em pontos do município. De acordo com a instituição, "as casas de bombas estão funcionando a pleno". Três geradores foram disponibilizados para garantir a operação. Uma das unidades, no bairro Mathias Velho, precisou ser acionada por meio de gerador. Não há registro de grandes transtornos na cidade.

Arroio Feitoria toma conta do Núcleo de Casas Enxaimel

O Arroio Feitoria saiu do leito e alaga o bairro Feitoria, em Ivoti. O Núcleo de Casas Enxaimel está tomado pela água, que invadiu as casas histórias, como a Casa do Artesão, Museu Municipal, a sede da Secretaria de Cultura e Turismo, assim como as demais edificações das imediações. O arroio tem por característica subir muito rápido quando há grandes volumes de chuva e deve descer rapidamente, assim que a precipitasção cessar.


Pátio da cerejaria, que fica no Núcleo de Casas Enxaimel está tomado pelas águas do arroio Feitoria
Pátio da cerejaria, que fica no Núcleo de Casas Enxaimel está tomado pelas águas do arroio Feitoria Foto: Lucas Klauck/Especial

Igrejinha registra alagamentos e abre abrigos temporários

Igrejinha é outra cidade do Vale do Paranhana atingida pelas fortes chuvas na região. No início da madrugada desta sexta-feira (16) a Prefeitura informou que "há diversas áreas com alagamentos em Igrejinha, na zona urbana e rural" e equipes estão circulando para garantir atendimento. "Os abrigos temporários também já estão abertos e estamos encaminhando as famílias que necessitam para estes espaços", informou a Prefeitura. Durante a madrugada, por volta das 3h40, a administração municipal relatou que oito adultos e 12 crianças haviam sido abrigadas na Associação de Moradores da Morada Verde.

Em nota, a prefeitura informou que equipes das secretarias de Obras, Agricultura e Desenvolvimento Social, além de Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Gabinete do Prefeito já estavam em alerta desde o fim da tarde para o risco de transtornos causados pela chuva.

Em Estância, arroio que cruza arte da cidade transbordou

Segundo a Defesa Civil de Estância Velha, vários pontos do arroio Preto, que cruza parte da cidade, transbordou entra a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta. A orientação do órgão é que, quem estiver seguro em casa permaneça em casa, mas se houver caso de alagamento e necessidade de sair de casa acione o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (51) 99849-1761.


Arroio transbordou e alaga ruas de Estância Velha
Arroio transbordou e alaga ruas de Estância Velha Foto: Defesa Civil de Estância Velha

“A previsão é de chuva intensa até amanhã pela manhã [sexta-feira] Cessando a chuva, os níveis de água baixarão de forma rápida, porém, agora a tubulação não consegue dar vazão necessária devido ao alto volume de chuva caindo de forma contínua”, pontua a Defesa Civil.

Queda de barreira bloqueia a BR-470 em Salvador do Sul 

A BR-470, na altura do quilômetro 260, em Salvador do Sul teve suas duas pistas bloqueadas devido à queda de barreiras. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há muita terra e árvores na via. "Limpeza será realizada pela Prefeitura durante o dia, pois será necessário o emprego de maquinário específico", pontuam em comunicado na madrugada desta sexta-feira (16).

A PRF sugere que o desvio seja feito por Tupandi para seguir em direção à Porto Alegre.


Queda de barreiras boqueia a BR-470, em Salvador do Sul
Queda de barreiras boqueia a BR-470, em Salvador do Sul Foto: PRF

Rio Caí em estado de alerta

Por volta das 3 horas de sexta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Feliz informaram que o nível do Rio Caí estava em aproximadamente 5,60 metros. Conforme o órgão, a quantidade coloca o local em alerta. Às 2 horas, o nível do rio era de 5 metros e à 1 hora, de 4,60 metros. Os bombeiros estão monitorando a área.

Em Dois Irmãos bombeiros já socorreram mais de 20 pessoas

Dois Irmãos é outro município da região fortemente atingido pela chuvarada das últimas horas. Por volta das 2 horas desta sexta-feira (16) o Corpo de Bombeiros Militar informou que já havia socorrido pelo menos 20 pessoas de residências alagadas. A maioria dos atendimentos é feita de bote.

Alagamentos em Novo Hamburgo

Por volta das 4 horas desta sexta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo ressaltou que, apesar das diversas ocorrências atendidas, a maioria era em relação a alagamentos e os bairros mais afetados até o momento eram Santo Afonso e Canudos. Os dois bairros tiveram registros de transtornos em diversos pontos, mas entre as áreas mais atingidas foram destacadas a Rua Floresta, no bairro Santo Afonso, e a Rua Bruno Werner Stork, no bairro Canudos.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual