Publicidade
Notícias | Região CULTURA

Artista plástico natural de Novo Hamburgo expõe tela na Europa

Paulo Schmitz está entre os selecionados para expor em Liechtenstein

Publicado em: 16.06.2023 às 05:00 Última atualização: 20.06.2023 às 15:27

O artista plástico hamburguense Paulo Schmitz, 49 anos, está entre os 50 brasileiros selecionados para participar do 8º Salão Internacional de Arte Brasileira, que teve início neste sábado (17) e vai até o dia 2 de julho, em Liechtenstein, na Europa. O evento cultural é promovido pela Casa Brasil Liechtenstein, sob curadoria de Bruno Portella e Petra Büchel, e conta ainda com a participação de outros artistas brasileiros renomados, como o muralista Eduardo Kobra.

Schmitz com a tela que foi escolhida para exposição em Liechtenstein
Schmitz com a tela que foi escolhida para exposição em Liechtenstein Foto: Divulgação

Morador de Osório há 36 anos, Schmitz conta que a arte sempre esteve no sangue. Cresceu vendo o pai Aloisio Egon Schmitz, que era artista plástico, pintando e desenhando casarios antigos da região. "Ele nunca forçou ninguém. Sempre deu muitas dicas, como por exemplo, de que o céu não precisa ser azul, pode ter outras cores", relembra.

Os desenhos e as pinturas começaram a ganhar sentido quando ele tinha 12 anos. Na faculdade, com o objetivo de cursar algo que remetesse a criatividade, ingressou em Publicidade e Propaganda, mas não concluiu.


Desde 2003, Schmitz trabalha como ilustrador digital e designer gráfico. Em 2022, decidiu que queria se aventurar artisticamente, correr os riscos, reduzir o trabalho de designer gráfico e investir nas artes. "Eu tenho a sensação de que tenho uma missão a cumprir. Eu não escolhi a arte, fui escolhido por ela", afirma Schmitz. Através de uma mentoria que ajuda artistas a se venderem comercialmente, ministrada por Bruno Portella, de São Paulo, Schmitz foi um dos convidados a se inscrever na exposição.

As obras de Schmitz são focadas na realidade distorcida, com um trabalho figurativo, mas também tem preferências por paisagens e florais. A identidade própria é retratada através do acrílico sobre a tela, usando o desenho junto com a pintura. Cada obra tem multi-interpretações, baseadas nas vivências e observações do mundo cotidiano.

"A pintura é uma coisa natural. Não preciso de inspiração. Eu desenho há muito tempo e simplesmente as ideias surgem. Eu sonho com as telas, alguns desenhos, acordo no outro dia e consigo produzir", explica.

Exposição é sobre futebol

A exposição na Europa apresenta como tema "Futebol Arte". Para participar do evento, Schmitz desenvolveu a tela "O grito do torcedor", que retrata a paixão do torcedor e a energia do mundo do futebol, numa pintura carregada de elementos e imagens, utilizando acrílica e caneta posca sobre tela. A obra retrata as emoções, através de sentimentos de alegria, tristeza e aflição.

Arte brasileira sendo representada no exterior

Entre os 50 brasileiros selecionados está o muralista Eduardo Kobra. Para Paulo, estar ao lado de artistas renomados é muito gratificante. "Participar expondo o meu trabalho já é um prêmio. É um sonho antigo que eu tenho, de trabalhar exclusivamente com a arte", comemora. Além dele, o porto-alegrense Roger Monteiro também está representado o Rio Grande do Sul no Salão Internacional de Arte Brasileira.

Quem quiser acompanhar o trabalho do artista, no perfil do Instagram (@paulorschmitz), ele compartilha as obras e reflexões sobre elas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual