Federasul reforça cobrança por obras de mobilidade na região
Federação entregou demandas defendidas em seminário a governos
Três demandas trazidas pelo Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana, promovido pelo Grupo Sinos há três meses na Unisinos, foram entregues aos governos federal e estadual pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). No dia 22 de junho, a entidade promoveu o 1º Congresso Estadual de Infraestrutura.
Para a União, dentre outros pedidos, a Federasul solicitou o prolongamento da BR-448 até o entroncamento com a RS-240, em Portão, com acessos aos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo.
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Estado
Já para o Palácio Piratini, a construção da Rodovia do Progresso, a RS-010, foi novamente apontada como fundamental para o desenvolvimento da região. As demandas foram apuradas pelos fóruns macrorregionais promovidos pela entidade desde março e entregues aos representantes dos governos federal e estadual pelo presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, e pelo vice-presidente de integração, Rafael Goelzer.
"Sabemos que o governo federal prevê verbas relevantes para as obras no Estado e nosso intuito é auxiliar onde os recursos serão aplicados de forma mais relevante às comunidades", disse Costa.
O que foi prometido e o que já começou das obras nas rodovias
- RS-010
A Rodovia do Progresso terá 41,7 km, em dois segmentos: A, de Porto Alegre (BR-290) até Gravataí (RS-118), e B, de Gravataí a Campo Bom, na RS-239.
O que foi prometido
Segundo o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, a primeira providência é a realização de audiências públicas.
O que foi feito
As audiências públicas ainda não têm data agendada.
Mobilizações
No dia 30 de abril, o governador Eduardo Leite confirmou que avalia incluir a construção da RS-010 no bloco 1 do programa de concessão rodoviária do Estado. Em maio, a Federasul anunciou que considera a rodovia uma prioridade para o desenvolvimento regional. Em 22 de junho, durante evento com autoridades, a entidade inclui a RS-010 no pacote de demandas entregues ao Piratini.
- BR-448
A obra de extensão da Rodovia do Parque (BR-448) de Sapucaia do Sul até a RS-240, em Portão, está com os estudos e projetos básicos de engenharia em andamento.
O que foi prometido
O consórcio Magna e Enecon, vencedor da licitação de R$ 6,3 milhões para o estudo e projeto de engenharia da extensão da BR-448, tem até janeiro de 2024 para concluir os levantamentos.
A obra de 18,7 quilômetros de pista dupla é estimada em R$ 1,67 bilhão.
Inclusive, houve aumento no valor do projeto de mais de R$ 452 mil referente a reajuste contratual.
O que falta
Os recursos para a continuação das obras da BR-448 estariam nos planos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que deverá realizar a licitação no ano que vem.
Mobilização
A Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 em Brasília acompanha as promessas feitas pelo governo federal.
Em 22 de junho, durante evento com autoridades, a Federasul inclui a extensão da BR-448 no pacote de demandas entregue à União. Em maio, a entidade já havia declarado que a obra é prioritária para a região metropolitana.
- BR-116
Além do início da obra do projeto que prevê dois novos viadutos (um em cada rodovia) no entroncamento da BR-116 com RS-240, pondo fim à necessidade de ter uma sinaleira para organizar o tráfego na Scharlau, a nova passagem sobre o Rio dos Sinos também continua.
O que foi prometido
No seminário foi mencionada a perspectiva de retomada das obras na passagem sobre o Rio dos Sinos, nos trechos das novas pontes, e também o início de obra na Scharlau. Efetivamente, as obras começaram em abril.
Dnit defendeu terceira pista em todo o trecho metropolitano da BR (hoje só Canoas tem). Incluindo as duas faixas laterais, isso ampliaria a BR para uma rodovia de cinco faixas. Ainda não há cronograma.
Duplicação entre Estância Velha e Dois Irmãos prevista, mas sem projeto. Planos incluem viadutos e acessos para evitar trechos perigosos. Sem previsão.
Em Esteio, terceira faixa para viadutos da Refap e Trensurb, assim como elevada próxima ao Assis Brasil. Não há previsão ainda.
Em Novo Hamburgo, melhorias e extensão das vias laterais da BR na altura do Primavera, passagem inferior sob a BR na Rua Tapes, ligando Ideal e Primavera. Novas alças de acesso e saída do Viaduto Ayrton Senna (José do Patrocínio). Sem previsão ainda.
Ampliação, no viaduto da RS-239, das vias laterais da BR em ambos os sentidos, com pontilhões sobre o Arroio Luiz Rau. Sem previsão.
O que falta
Obras de acesso nas pontes deveriam ser concluídas neste semestre. Viaduto da Scharlau tem previsão até o final do ano.