Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul COOPERATIVISMO GAÚCHO

Após faturamento recorde, cooperativas enfrentam dificuldades em 2023

Taxa de juros e estiagem devem influenciar nos números de 2023, disse o presidente da Ocergs, Darci Hartmann

Publicado em: 29.06.2023 às 16:37 Última atualização: 29.06.2023 às 17:11

As cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões no ano passado, um incremento de 14,9% frente ao ano de 2021. Os dados integram o levantamento divulgado pelo Sistema Ocergs na última quinta-feira (28), durante o Tá na Mesa, evento da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), em Porto Alegre.

Darci Hartmann falou sobre dados do cooperativismo gaúcho durante evento da Federasul | Jornal NH
Darci Hartmann falou sobre dados do cooperativismo gaúcho durante evento da Federasul Foto: Rosi Boni


Embora o resultado tenha sido animador, neste ano, especialmente, as cooperativas não vão conseguir atingir suas metas. É o que mostra o balanço do setor chamado de “Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023”. Ao analisar o cenário, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, cita as dificuldades enfrentadas por muitas cooperativas, como alta taxa de juros e a estiagem.


Publicidade
"Dificilmente 2023 repetirá os números do ano anterior, será um ano de transição. As cooperativas precisam de ambiente e custos estáveis para prosperar", afirmou. 

O Sistema Ocergs reúne 371 cooperativas com destaque para os ramos do agronegócio, saúde, crédito e infraestrutura. São 3,5 milhões de associados e em 2022, foram gerados mais de 76,5 mil empregos.

Mesmo com as dificuldades do cooperativismo em 2023, a projeção para os próximos cinco anos é positiva. A estimativa é de alcançar R$ 150 bilhões. "O cooperativismo tende a seguir em ascensão, já que as crises fazem com que mais pessoas se aproximem de soluções coletivas”, concluiu Hartmann ao destacar que acredita na recuperação das cooperativas do RS.

O Tá na Mesa foi conduzido pelo presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, e contou com a participação, no debate, do secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes e do vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer.

Juliana Nunes

Entre em contato com
Juliana Nunes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual