Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul EM VIAMÃO

LULA NO RS: "Precisamos tentar tirar o ódio de dentro das pessoas", presidente faz discurso reconciliador em entrega de moradias

Em cerimônia, Luiz Inácio Lula da Silva não comentou resultado do julgamento de Bolsonaro, que deixou o ex-presidente inelegível por 8 anos

Publicado em: 30.06.2023 às 17:37

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou final da manhã desta sexta-feira (30), para três compromissos no Rio Grande do Sul. A agenda marca a primeira visita do presidente ao Estado após o início de seu terceiro mandato.


Presidente Lula inaugura projeto habitacional em Viamão | Jornal NH
Presidente Lula inaugura projeto habitacional em Viamão Foto: Paulo Pires/GES

No primeiro compromisso, Lula entregou 446 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Acompanhado pelo governador Eduardo Leite e pelo ministro das Cidades, Jader Filho e da Secom, Paulo Pimenta, o presidente entrou em mãos as chaves das residências para seis famílias selecionadas no empreendimento concebido por uma cooperativa habitacional vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. As obras duraram quatro anos, ao custo total de R$ 39 milhões.

Anderson Nataniel foi a primeira pessoa a receber a chaves. Veja vídeo:

Mas quem foi a responsável por fazer o presidente se emocionar no evento foi a tesoureira da Coometal, cooperativa responsável pelo loteamento, Loiva Medeiros, que relembrou o trabalhou desenvolvido pela ex-presidente Dilma Rousseff, que alterou as regras no programa para beneficiar as mulheres. "Essa edição do programa tem a cara dela", afirmou.

"Foram dez anos trabalhando no cadastro destas famílias. Algumas, infelizmente, não estão mais aqui, mas essa conquista hoje só foi possível porque a habitação popular foi trabalhada como política de governo". completou pedindo mais investimentos para o cooperativismo.

Lula visitou uma moradia. Ao desembargar do helicóptero das Forças Armadas, em que fez o trajeto Porto Alegre-Viamão, Lula foi conhecer uma das residências do Residencial. Por aproximadamente 30 minutos, o presidente conferiu a estrutura que será o lar da aposentada Odete Viana Gomes, de 66 anos, que vai morar com o seu filho Agberto Gomes Gonçalves, 39, sua esposa Juliana Leal Gonçalves, 34, e os filhos Luis Henrique Leal Gonçalves 16, e Alícia Leal Gonçalves, de apenas 2 meses. Após conhecer o local, Lula posou para fotos ao lado dos futuros moradores, lideranças do PT e autoridades.

Vaiado por parte dos apoiadores, o governador Eduardo Leite destacou em seu discurso o investimento de R$ 20 milhões em recursos estaduais em empreendimentos do programa no Rio Grande do Sul e a parceria entre Estado e governo federal. “A gente tem opiniões diferentes, partidos diferentes. Mas é importante a gente encontrar pontos de convergência em favor da população, especialmente para quem mais precisa”, afirmou Leite, que adiantou ainda a atualização do projeto para a duplicação do Caminho do Meio, que foi enviado ao governo federal como prioridade do Estado no lançamento do novo Pac.

Último a falar durante a solenidade, Lula anunciou que o programa Minha Casa Minha Vida deverá construir ainda mais 2 milhões de moradias para reduzir o déficit habitacional. Ele elogiou o trabalho das cooperativas e disse que "as casas construídas por cooperativas são maiores do que as construídas pelos empresários e têm mais qualidade".

Durante o discurso, Lula repetiu críticas recorrentes que tem feito ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)."Eu viajo muito, em todo estado que eu chego, faço a pergunta: alguém me diga uma obra pública feita pelo governo anterior. Na verdade, não existe", disse o presidente. "Por Deus do céu, eu não sei o que foi feito durante quatro anos a não ser mentira, destilação de ódio, provocação de mentira. Esse País não é assim. O povo brasileiro não é assim", disse. "Nós precisamos tentar tirar o ódio de dentro das pessoas", completou.

Em cerimônia, presidente não comentou o resultado do julgamento de Bolsonaro, que deixou o ex-presidente inelegível por 8 anos. Depois, Lula almoçou com Leite no Palácio Piratini.

Joceline Silveira

Entre em contato com
Joceline Silveira

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual