Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul FENÔMENOS METEOROLÓGICOS

PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da semana que terá muita chuva e risco de ciclone no RS

Confira como serão os próximos dias no Rio Grande do Sul, que será atingido pela instabilidade a partir desta segunda-feira

Publicado em: 10.07.2023 às 08:56 Última atualização: 10.07.2023 às 13:05

A segunda-feira (10) começou com tempo nublado em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Porém, a chuva deve voltar ainda hoje a predominar sobre a região metropolitana de Porto Alegre. A instabilidade seguirá até o fim da semana no Rio Grande do Sul, que pode ser atingido por um ciclone extratropical nos próximos dias


PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da semana que terá muita chuva e risco de ciclone no RS | Jornal NH
PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da semana que terá muita chuva e risco de ciclone no RS Foto: João Sormani/Especial/Arquivo

A MetSul Meteorologia explica que o Estado terá condições favoráveis à formação de temporais isolados por quatro dias seguidos. Entre esta segunda e quinta-feira (13), há possibilidade de chuva localmente forte, com raios, queda de granizo e vento forte. 

Os temporais começarão na Metade Norte do RS como uma frente quente. Na quarta-feira (12), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, a instabilidade será mais generalizada sobre o Rio Grande do Sul.


Publicidade
Na quinta-feira, uma frente fria associada a um ciclone avança por Santa Catarina, o Paraná e o Mato Grosso do Sul no sentido Leste com chuva e temporais isolados. O sistema frontal no Norte do Estado, antes da formação do ciclone, vai dividir ar mais frio ao Sul e quente ao Norte, condição que favorecerá não apenas chuva forte, mas também temporais isolados. Além disso, a MetSul afirma que haverá ainda uma forte corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que transportará ar quente de origem tropical para o Sul do Brasil e intensificará a chuva.

Com uma ciclone em formação sobre o Rio Grande do Sul, são prováveis pancadas por vezes torrenciais e capazes de gerar elevados volumes em curto intervalo, aumentando o risco de alagamentos.

Quando chega o ciclone?

A previsão é que o ciclone extratropical atue sobre o RS na segunda metade desta semana. Diferente de todos os ciclones que atingiram o Sul do Brasil nos últimos meses, a ciclogênese, que é a formação do ciclone, deve se dar sobre o continente e não no mar na quarta-feira. Ao avançar para o oceano, o ciclone deve se intensificar entre quinta e sexta.

A previsão para esta semana é diferente do que ocorreu na última sexta-feira (7). Na data, se previa que um centro de baixa pressão cruzaria o RS com chuva volumosa. Foram registrados até 130 milímetros em algumas localidades, mas sem causar ventania forte. Desta vez, a preocupação não se resume à chuva, mas é grande sobre o potencial de vento intenso e de tempestades.

Como a ciclogênese vai se dar sobre terra, a MetSulalerta que o número de locais atingido por vento forte tende a ser muito maior. Assim, vento de 60 km/h a 80 km/h pode ser registrado na maior parte das cidades gaúchas com rajadas acima de 100 km/h em alguns pontos.

Chuva volumosa

Com o ciclone, há chance de chuva volumosa a excessiva. Os acumulados somente desta semana devem ficar entre 100 e 200 milímetros em muitas cidades com possibilidade de marcas superiores em alguns pontos.

Na sexta, por conta da circulação de umidade do ciclone já sobre o mar, ainda pode chover em diferentes pontos, especialmente mais a Leste do Sul do Brasil, com pancadas fortes isoladas, mas a instabilidade reduz. O período mais crítico de chuva em Porto Alegre e região metropolitana será entre quarta e a quinta-feira. Neste dois dias somados, a precipitação na grande Porto Alegre pode passar de 100 mm.

Temperatura para os próximos dias

Nesta segunda, as máximas ficam próximas dos 20°C. Na terça e na quarta-feira, as temperaturas variam entre 14°C e 17°C na região metropolitana. Na quinta-feira, a mínima será mais baixa, com previsão de 10°C, mas as máximas se aproximam dos 20°C. Já na sexta, amanhece com frio abaixo dos 10°C e a temperatura ficará abaixo dos 15°C durante todo o dia. 

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual