Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul DEFESA CIVIL

Ciclone atingiu mais de 50 municípios em todo o Rio Grande do Sul

Além da morte confirmada nesta quinta-feira, 23 pessoas ficaram feridas por conta das chuvas e ventos

Publicado em: 13.07.2023 às 22:46

A Defesa Civil Estadual informou que 52 municípios foram atingidos pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Foram registrados chuvas volumosas, queda de granizo, inundações, alagamentos e vendavais.

Água saindo do leito no bairro Industrial, em Montenegro | Jornal NH
Água saindo do leito no bairro Industrial, em Montenegro Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro


Publicidade
Em Rio Grande, no Sul do Estado, um homem de 68 anos acabou falecendo. Até as 17 horas desta quinta-feira, foram registrados 23 feridos no Rio Grande do Sul, 234 desabrigados e 331 desalojados.

Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim desta tarde, estima-se que o número de afetados seja de 17.399. Sobradinho decretou situação de emergência.

Em números:

  • 14 municípios reportaram a queda de granizo, danificando residências e deixando pessoas desabrigadas;
  • 03 municípios reportaram inundações, entre eles, São Sebastião do Caí. No bairro Navegantes, 60 famílias foram retiradas de casa e 88 pessoas foram levadas ao ginásio municipal. No momento, 194 pessoas estavam desabrigadas;
  • 05 municípios reportaram alagamentos. Dez pessoas ficaram desalojadas em Não-Me-Toque e 15 residências foram alagadas em Santo Ângelo;
  • 23 municípios sofreram com vendaval. Em Sapiranga, houve alagamentos, inundações, destelhamentos, quedas de árvores e de energia, e 70 desalojados. Um homem de 68 anos morreu em Rio Grande após uma árvore cair sobre sua casa. Osório e Tramandaí tiveram, somados, 47 residências destelhadas e 57 mil pontos sem energia elétrica;
  • 12 municípios reportaram chuvas intensas e um município, Gramado, reportou enxurrada. Por lá, houve o rompimento de uma tubulação pluvial, ocasionando danos em 10 residências no bairro Dutra.

As informações são atualizadas conforme os municípios as repassam para a Defesa Civil Estadual. Um caminhão com doações de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza foi enviado para o município de Sede Nova.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual