Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul VISITANTE INUSITADO

Elefante-marinho descansa em terreno baldio em Capão da Canoa; veja fotos

Nesta época do ano é comum animais marinhos se utilizarem da orla gaúcha para descansar.

Publicado em: 04.08.2023 às 18:30 Última atualização: 04.08.2023 às 20:34

Um elefante-marinho-do-sul resolveu “tirar férias” do descanso na beira-mar e nesta semana foi flagrado recuperando as energias em um terreno baldio, em Capão da Canoa. Agentes do 1° Batalhão Ambiental no município foram acionados na quinta-feira (3) para verificar a situação do animal, que não tinha sinais de lesões graves e respondi aos movimentos nas proximidades.

Elefante -marinho foi descansar um pouco mais longe da praia | Jornal NH
Elefante -marinho foi descansar um pouco mais longe da praia Foto: Patram/Divulgação

A equipe entrou em contato com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos de Imbé, que orientou a deixá-lo descansar no local e naturalmente retornaria ao mar. Segundo a polícia ambiental, nesta época do ano é comum animais marinhos se utilizarem da orla gaúcha para descansar.

Na semana passada, o Litoral Norte registrou a aparição de baleias-francas.


Publicidade
O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina)macho pode atingir até 6 metros e mais de 3 toneladas de peso, enquanto as fêmeas medem até 3 metros e pesam no máximo 600 quilos.

Esses animais marinhos costumam sair dos litorais uruguaio e argentino, fazendo uma cansativa viagem até as águas do Rio Grande do Sul, principalmente, para se alimentarem. Os filhotes cansam mais e deitam na praia para recuperar as energias.

“É preciso que a população esteja ciente que não devem se aproximar do animal. Não devem alimentá-lo e, tampouco deixar que outros animais domésticos, como cachorros, entrem em contato com ele”, pontua a Patram.

Caso você encontre algum animal marinho nessas situações, é importante alertas as autoridades. A Patram Capão da Canoa pode ser acionada pelos telefones (51) 98504-6899 ou (51) 98608-0837. O Ceclimar pode ser acionado pelo (51) 3308-1200.

Suélen Schaumloeffel

Entre em contato com
Suélen Schaumloeffel

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual