Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul TEMPO SEVERO

CICLONE: Mapa mostra enorme quantidade de raios sobre o RS na manhã desta terça-feira

MetSul explica motivo de tanta chuva, raios, granizo e vento nesta terça-feira

Publicado em: 26.09.2023 às 10:36 Última atualização: 26.09.2023 às 10:49

Mapa divulgado pela MetSul Meteorologia mostra uma enorme quantidade de raios sobre o Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (26). A alta incidência de descargas elétricas era prevista pelos meteorologistas. 

A imagem divulgada hoje é das 8h30 ao Norte e Oeste de Porto Alegre, capital gaúcha.


Mapa mostra alta incidência de raios no RS | Jornal NH
Mapa mostra alta incidência de raios no RS Foto: MetSul-X/Reprodução

"Há mais instabilidade forte a intensa por chegar na região da capital com chuva torrencial, muitos raios, rajadas de vento e granizo isolado", diz a previsão.

RS em alerta


Publicidade
O RS segue em alerta para chuva excessiva e tempestades na área de Porto Alegre e região metropolitana nesta terça-feira.

Segundo a MetSul, dados desta madrugada concentraram ainda mais os elevados volumes de chuva nesta terça numa faixa entre o Centro do estado (Santa Maria), os vales, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e parte da Serra.

"É como se fossem vários temporais de chuva intensa em sequência à medida que sucessivamente se formam áreas de instabilidade muito fortes entre o Centro do Estado e o Leste gaúcho, justamente na Depressão Central, entre Santa Maria e a capital, afetando a parte mais Sul da bacia do Jacuí que é o principal contribuinte do Guaíba", diz.

A chuva terá elevados volumes em curto período, "potencializando muito a ocorrência de alagamentos e inundações repentinas". Há, também, um "elevado risco ainda de deslizamentos de terra e de encostas com possibilidade de desmoronamento de muros e barrancos".

O que explica tanta chuva, raios, vento e granizo?

Um centro de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil. Este sistema se aprofunda ao cruzar pela região entre o Norte gaúcho e Santa Catarina. Baixas pressões, sabidamente, reforçam a instabilidade, explica a Metsul.

"Haverá ainda o ingresso de ar muito quente nesta terça em altitude na Metade Norte gaúcha com uma corrente de jato em baixos níveis trazendo forte vento do quadrante Norte no Noroeste e no Norte do Estado. Ar muito quente é energia para a formação de nuvens de tempestades, o que vai ocorrer na área de transição entre ar mais quente e ameno, no caso a faixa central do Estado e a região de Porto Alegre." 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual