Publicidade
Notícias | São Leopoldo Memória

Unisinos inaugura novo espaço nesta segunda-feira

Secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, entre outros convidados, participam da solenidade no câmpus de São Leopoldo

Publicado em: 11.06.2023 às 15:13 Última atualização: 11.06.2023 às 15:50

Resultado de anos de coletas e salvaguarda de objetos de uso sacro provenientes das residências, colégios, paróquias e seminários jesuítas no Sul do Brasil, o Espaço Memória Sacra ganhará, nesta segunda-feira (12), um novo local.

A inauguração ocorre a partir das 17 horas, na Galeria Milton Valente (Biblioteca Unisinos, 3.° andar), no câmpus São Leopoldo. Na sequência, o espaço, ao lado da Capela Universitária, na claraboia da Biblioteca, será apresentado.

A maioria dos objetos expostos são da segunda metade do século 19 e da primeira metade do século 20 (até o final do Concílio Vaticano II). Boa parte deles foi trazida da Alemanha ou confeccionada no Brasil, a partir da estética da imigração. Os objetos foram reunidos na antiga sede da Unisinos pelo Pe. Ignacio Schimitz.

"Nessa exposição, o olhar icônico característico da arte guarani se entrecruza ao nosso, pois no barroco missioneiro são essas imagens que olham para nós e não o contrário. Quando indígenas e missionários paravam diante delas, viam aquilo que hoje nos identifica, ‘Tradição e Inovação’, pois essa estatuária missioneira olha para um lugar onde ainda não chegamos", explica Pe. Felipe Soriano, curador do Espaço Memória Sacra.

O espaço é de extrema relevância para a Unisinos, de acordo com o Pe. Felipe.

"É uma oportunidade para reapresentar à nossa comunidade educativa as fontes inacianas que nos inspiram, pois a história da Companhia de Jesus conjuga tradição e inovação", frisa.

Para a Companhia de Jesus, a coleção e exposição é essencial para fazer memória aos mais de 470 anos de história. Para a comunidade leopoldense, é a chance de celebrar, conjuntamente com outras organizações, os 200 anos da imigração em São Leopoldo e o diálogo entre ciência, fé e cultura.

O evento contará com a presença do reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, e da secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, além de convidados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual