Publicidade
Notícias | São Leopoldo O caos do ciclone

Vanazzi faz balanço das ações e agradece solidariedade e união

Prefeito coordenou reunião de avaliação e planejamento na noite deste domingo, 18 de junho

Publicado em: 18.06.2023 às 23:37 Última atualização: 18.06.2023 às 23:37

 Já passados três dias do caos das chuvas que tomou conta de São Leopoldo e diversas regiões do Estado pela passagem do ciclone extratropical que causou mortes e destruição, o prefeito Ary Vanazzi coordenou, nesta noite de domingo, mais uma reunião de avaliação e planejamento das ações na cidade.

Prefeito Vanazzi coordenou reunião de avaliação e planejamento das ações na noite de domingo, 18 de junho
Prefeito Vanazzi coordenou reunião de avaliação e planejamento das ações na noite de domingo, 18 de junho Foto: Thales Ferrei/Prefeitura de São Leopoldo

Finalizando um final de semana de trabalho coletivo, a reunião com a equipe de governo avaliou os trabalhos desenvolvidos em diferentes aspectos e do apoio às pessoas dos locais mais atingidos, bem como do trabalho das áreas de saúde, segurança e assistência social.

Há ainda centenas de famílias abrigadas no Ginásio Municipal Celso Morbach e nos demais locais de acolhimento pela cidade. São pessoas que tiveram suas casas atingidas por alagamentos causados diretamente pela chuva ou pela inundação do Rio dos Sinos que segue subindo (já ultrapassava 5,8 metros nesta noite de domingo, por volta das 22 horas).

Recado à população

Ao final da reunião Vanazzi fez uma transmissão ao vivo pela página do Facebook da Rádio Prefeitura de São Leopoldo, atualizando as informações sobre as ações realizadas e os trabalhos para o próximo período.

Ele iniciou a transmissão (disponível nos canais da Prefeitura) informando que o Rio dos Sinos segue subindo, em torno de 5cm por hora, e que as equipes continuam realizando o pleno monitoramento da situação.

Casa de bombas

Sobre a Casa de Bombas do arroio Gauchinho, na vila Brás, ele relatou que recebeu a informação dos técnicos de Novo Hamburgo (responsável pela manutenção do sistema) ser necessário um trabalho mais efetivo na revisão dos equipamentos. A possível precariedade do maquinário pode ser a causa do volume de água acumulada na região.

Vanazzi informou que busca alternativa imediata da utilização de bombas flutuantes que permitam o escoamento das águas ainda represadas no local e de longo prazo, conforme tratado com a comitiva de ministros do Presidente Lula, o projeto para a construção de uma nova Casa de Bombas como um dos projetos prioritários de recuperação da cidade.

 

Doações e atendimento

No atendimento de doações com os cinco CRAS abertos neste domingo, mais de 970 kits de alimentação, higiene e limpeza, além de colchões e cobertores foram entregues as famílias que procuraram o atendimento, e nesta segunda-feira (19), reabrem novamente para atendimento prioritário para a população mais atingida.

Ainda estão acolhidas no Ginásio Municipal Celso Morbach, 260 pessoas, totalizando mais de 500, considerando os demais locais coletivos de acolhimento.

Com a elevação do Rio dos Sinos e previsão do aumento do nível das águas, outras 1.700 famílias tiveram ao longo do dia de hoje as casas atingidas pelas águas. Destes muitos buscaram acolhimento em amigos, familiares e associações locais.

Volta às aulas

Vanazzi reafirmou a retomada das aulas na Rede Municipal de Ensino na segunda-feira, 19 de junho, salvo duas exceções, da escola Chico Xavier, que abriga famílias no momento, e da creche Acácia Mimosa, por problemas causados pelos alagamentos.

Ainda não há previsão para o retorno na rede conveniada, a Ammep, também por estar abrigando as famílias, e Gente Inocente, Juja Baby, Smilim e Talitha Kun, por problemas causados pelos alagamentos.

Saúde

Também reforçou que todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) retomam o pleno funcionamento, além de seguir garantindo a assistência nos locais com famílias abrigadas.

Diques

Prefeito também reforçou que os diques, que compões o sistema de contenção de cheias estão em plenas condições e segurança e não oferecem riscos a população.

Gratidão

O prefeito Vanazzi finalizou a transmissão agradecendo a enorme solidariedade da população leopoldense, de todas as forças de segurança, voluntários e servidores envolvidos em todo o trabalho de forma ininterrupta desde a noite de quinta-feira (15) e a madrugada de sexta (16).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual