Publicidade
Notícias | São Leopoldo Doação de Órgãos

Hospital Centenário realiza captação de órgãos

Doação foi de rins e córneas. Essa é a sétima captação realizada na instituição desde o início do ano

Publicado em: 09.10.2023 às 15:36 Última atualização: 09.10.2023 às 15:45

A Fundação Hospital Centenário (FHC) realizou a captação dos rins e córneas de um paciente de 55 anos no sábado (6). O procedimento, feito após confirmação da morte cerebral e com autorização da família, foi realizado pelas equipes da Santa Casa e do Hospital de Clínicas com apoio do bloco cirúrgico do Hospital Centenário. Essa é a sétima captação realizada na instituição desde o início do ano.

Esta é a 7ª captação realizada pela instituição neste ano
Esta é a 7ª captação realizada pela instituição neste ano Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Leopoldo

O presidente da FHC, Nestor Schwertner, destaca a importância da doação. “É uma segunda chance de vida para aqueles que aguardam ansiosamente por um transplante”. No mês passado, a instituição realizou diversas ações dentro do Setembro Verde do Hospital Centenário, campanha que tem como objetivo conscientizar e influenciar sobre a doação de órgãos.

Quero ser doador 

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade, realizar um cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e coletar uma amostra de 10ml de sangue para exame de tipagem HLA.

Para isso, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade (o doador permanece no cadastro até os 60 anos e pode realizar a doação até esta idade), um documento de identificação oficial com foto, estar em bom estado de saúde e não possuir nenhuma doença impeditiva. No site do Redome é possível encontrar uma lista com todas as doenças que impossibilitam uma doação.

 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual