Publicidade
Notícias | São Leopoldo Esclarecimento à população

FAKE NEWS: Prefeitura leopoldense rebate boatos sobre "perigo" nos diques

Notícias falsas sobre estrutura dos diques voltaram a circular com a enchente do Sinos

Publicado em: 21.11.2023 às 18:21 Última atualização: 21.11.2023 às 18:21

A cada enchente do Rio dos Sinos em São Leopoldo uma onda de boatos sobre a fragilidade estrutural do Sistema de Proteção Contra as Cheias, os chamados diques, é espalhada de forma irresponsável pelas redes sociais na Internet. 

Prefeitura alerta para notícias falsas sobre problemas nas estruturas dos diques
Prefeitura alerta para notícias falsas sobre problemas nas estruturas dos diques Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de São Leopoldo voltou a emitir nota para esclarecer que são notícias falsas (as já infames fake news) aquelas que circulam apontando ou questionando problemas na estrutura do diques que protegem a cidade das cheias do Rio dos Sinos.

De acordo com o diretor de Controle de Cheias, Antônio Geske, a estrutura não inspira perigo, "visto que a cortina é um corpo contínuo de concreto com profundidade de 4 metros. A Prefeitura reafirma que o sistema de contenção de cheias está seguro e sem riscos para a população".

Eficácia do sistema

Prefeito Ary Vanazzi vai aos bairros para falar com moradores e esclarecer notícias falsas sobre problemas nas estruturas dos diques
Prefeito Ary Vanazzi vai aos bairros para falar com moradores e esclarecer notícias falsas sobre problemas nas estruturas dos diques Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito Ary Vanazzi, inclusive, foi pessoalmente na Rua Luís Pedro Daudt, que é uma das atingidas pelas cheias, e conversou com moradores, juntamente com o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, e o gerente de Manutenção de Esgoto do Semae, Josnei Barcelos.

Vanazzi salientou que o volume de água foi muito grande em decorrência das fortes chuvas do dia 18 de novembro, e provocou um aumento repentino do nível do rio.

“Hoje o nível da água está em 6,10m e pode até chegar a 6,2m. Em junho, após o ciclone o rio chegou em 6,18m. Agora, podemos ultrapassar essa marca. Então estamos aqui para atestar a eficácia do nosso sistema de contenção das cheias. Estamos atentos à previsão do tempo e fazendo vistorias periódicas. É a maneira que temos de manter a população tranquila quanto a segurança da estrutura”, destacou.


Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual