Publicidade
Notícias | Ser Educação Formação e reconhecimento

Um encontro para celebrar o ensino

Segunda edição do Fórum Ser Educação movimentou a Mostratec e culminou na premiação de professores

Publicado em: 25.10.2023 às 10:46

Um encontro para trocar ideias, experiências e aprender. Além, é claro, de festejar. Assim foi a segunda edição do Fórum Ser Educação, realizado na tarde desta terça-feira (24) na Fenac, em Novo Hamburgo. Promovido pelo Grupo Sinos e entidades parceiras, o evento integrou a programação da Mostratec e reuniu professores e gestores das escolas públicas e privadas da região.

Professor e doutor em Inovação Bruno Bittencourt durante palestra no 2º Fórum Ser Educação

Durante quase três horas, os profissionais da educação puderam se debruçar sobre os impactos das tecnologias no ensino e o quanto a inovação pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos e das comunidades escolares.

Convidado para ser o conferencista principal do encontro, o doutor em Inovação Bruno Bittencourt compartilhou experiências e indicou caminhos para o uso da tecnologia em sala de aula.

Antes, os professores Jorge Jardim e Letícia Franco debateram os benefícios do ensino da robótica para o desenvolvimento dos alunos.

Confira os vencedores do 2º Prêmio Ser Educação*

Professores e gestores premiados no 2º Prêmio Ser Educação, juntamente com representantes das entidades parceiras do Projeto Ser Educação

Professor de Educação Infantil em Escola Pública

Mariana Martins, da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Viver, com o projeto "O letramento, o brincar simbólico e o entrelaçar das aprendizagens no cotidiano das infâncias".

Professor de Educação Infantil em Escola Privada

Eneida Raquel Sander, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - Unidade Oswaldo Cruz com o projeto "Comer bem, brincar e ser feliz".

Professor de Ensino Fundamental em Escola Pública

Vitória Duarte Wingert da Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol com o projeto "Segue o ciclo: uma investigação sobre menstruação e sustentabilidade".

Professor de Ensino Fundamental em Escola Privada

Carolina Karro da Piedade do Colégio Maria Auxiliadora com o projeto "Livros Pop Up para adolescentes".

Professor de Ensino Médio em Escola Privada

Luciano de Oliveira Maurina da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo com o projeto "Trilha Startup IENH".

Professor de EJA em Escola Pública

Edilaine Vieira Lopes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Sapiranga com o projeto "A Escrita Criativa e a Educação Midiática no PROEJA: ativismo e resistência contra o racismo".

Professor de Ensino Superior

Josiane da Costa Heissler da Universidade La Salle com o projeto "Estúdios Criativos: Metrópolis".

Gestor de Escola Pública

Sabrina Vettorello da Escola Municipal de Educação Infantil Guilhermina Blos com o projeto "Ser Solidário é…Fazer o bem sem olhar a quem".

*Das 11 categorias, oito tiveram cases inscritos, chegando a mais de 100 candidatos.

Robô "Walle" e a comemoração dos vencedores foram os destaques da edição

Painel abordou a robótica em sala de aula

O "Walle", um robô criado pelo professor hamburguense Alex Fabiano Homirich, roubou a cena durante o 2º Fórum Ser Educação. Confeccionado com materiais recicláveis e com a criatividade do professor Alex, o robô foi o ponto de partida para a temática central do encontro: o uso das tecnologias em sala de aula. O assunto permeou todas as falas, assim como "Walle", que interagiu com o público até o fim da palestra. Logo após a saída dele, outro fator roubou a cena: a vibração de cada um que teve o nome anunciado como vencedor do 2º Prêmio Ser Educação. Alguns, inclusive, levaram bandeira e tinham verdadeiras torcidas organizadas.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual