Publicidade
Opinião

A quem culpar nas empresas?

Publicado em: 27.06.2023 às 03:00

Nas empresas que possuem conselhos, para quaisquer erros estratégicos ocorridos em todas as áreas da organização, os culpados são os conselheiros. São eles que escolhem os executivos, chancelam os planos estratégicos e os investimentos - os sucessos e insucessos são deles.

Mas não é o que normalmente acontece, pois muitas vezes se elege um "bode expiatório". Quando não há conselho, a falha é sempre do empresário, não planejou bem ou não acertou na implementação. Se um dos setores erra, deve ser corrigido, o líder maior é o responsável. Entretanto, não é o que sempre se observa.

Os verdadeiros líderes assumem os erros. E quando tudo está funcionando, o mérito é dele e da equipe, que executou bem e merece ser reconhecida e gratificada.

Para evitar a criação de culpados como mencionado, os conselhos precisam ser profissionais, acompanhar de perto as atividades estratégicas; assim manda a lei. E para ter bons resultados é necessário ter bons líderes, boas equipes e indicadores em todos os níveis da estrutura.

A responsabilidade sempre é do conselho ou do empresário, mesmo quando há negligência no operacional.

No futebol, quando o time é desclassificado, o erro não é do técnico, como muitos acreditam, mas da diretoria, que o contratou mal ou não deu recursos suficientes. Assim também é nas empresas.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual