Publicidade
Opinião Opinião

Quem é a tua fonte de informação?

Publicado em: 30.06.2023 às 03:00 Última atualização: 30.06.2023 às 13:08

Quem você lê? Quem você ouve? Quem você assiste? Quem você clica e dá play?

Você conhece o trabalho dessa pessoa que está entregando a sua confiança de notícia ou olha o número de visualizações e acha que tem credibilidade? Viu um monte de gente compartilhando e pensa ser verdade?

Gente, se informar é um dos papéis mais importantes que temos como cidadãos!! Estarmos atentos e sermos questionadores do que chega até nós é o primeiro passo para não sermos ludibriados com a falsa verdade.

Como assim vou repassar um vídeo de uma pessoa que nunca vi na vida, não sei de onde surgiu, jamais a vi em um trabalho de respeito? Como vou sair propagando aquilo que me chega levando ainda mais adiante o que nem eu mesma sei se realmente é real?

No futebol hoje é muito difícil controlar as fake news que tanto tentam nos cegar quando o assunto é política. Alguém que resolve "criar um veículo", portar um microfone, falar com convicção diante das câmeras, sem nunca ter estado em uma sala de aula para aprender sobre responsabilidade na profissão que eles exercem como deles, e colocando na roda todos os demais que passaram anos e anos de dedicando a um compromisso com a informação.

E, então, quando alguém realmente qualificado traz uma notícia apurada e baseada em fatos, é questionado e execrado no mesmo "pacote" dos que ainda têm muito o que aprender. O caso Suárez no Grêmio me diz muito mais sobre como não conduzir uma situação do que como resolvê-la. Se no exato momento que dois colegas que trabalham em um veículo sério trouxeram a notícia dos problemas no joelho e da possível aposentadoria a direção entendesse que deveria comunicar oficialmente ao torcedor que tudo estava sendo administrado, não haveria especulações, não haveria exposição de dirigente, não haveria embate, e talvez não houvesse nem a saída do vice de futebol.

Silenciar, aumentou o burburinho, aumentou a discussão em vão.

Às vezes parece que querem ser mais notícia do que a notícia em si.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Débora de Oliveira

Entre em contato com
Débora de Oliveira

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual