Publicidade
Opinião

Idosos vítimas de golpes financeiros

Publicado em: 05.07.2023 às 03:00

Os golpistas estão a milhão. Ninguém tem segurança em negócios, se não houver antes um conjunto de cautelas. Vejamos o que tem acontecido com pessoas idosas, seja pela inexperiência tecnológica, seja pela confiança excessiva em estabelecimentos bancários. Como assim? Tem banco que prejudica a clientela?

Valeu demais a advertência que o Procon e a Procuradoria-Geral do Município de Novo Hamburgo realizaram no programa Ponto e Contraponto, na Rádio ABC 103.3 FM, com o suporte do Instituto Defesa Coletiva, de Belo Horizonte, que publicou excelente cartilha de orientação, distribuída pela Defesa do Consumidor da cidade.

Crédito Consciente para Idosos é a publicação, que nos foi apresentada e detalhada por Nei Sarmento, do Procon de Novo Hamburgo, no programa conduzido por Anderson Dilkin. Agora, sejamos todos parceiros, para que a vigarice se sufoque.

Os empréstimos consignados estão vinculados ao que o INSS direciona a aposentados e pensionistas. O cidadão consegue um empréstimo, a ser pago pelos descontos em sua conta previdenciária. O comprometimento chega a ser de 35% do rendimento de um aposentado.

Por isso, o socorro dos órgãos de defesa dos consumidores, advertindo ao fato de que os consignados automáticos sejam rejeitados. O Procon adverte: os bancos são proibidos de ofertarem empréstimo consignado aos idosos, por meio de uma ligação telefônica. Por isso a recomendação é suficientemente clara: "empréstimo consignado, só pessoalmente". Outras providências são ensinadas, para evitar superendividamento.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Cláudio Brito

Entre em contato com
Cláudio Brito

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual