Publicidade
Opinião

Os vieses inconscientes

Publicado em: 03.08.2023 às 03:00

Todos nós temos vieses inconscientes e os evocamos como desvios mentais para o processamento de informações. Eles se fortalecem ao longo da vida, afetando a maneira como agimos e pensamos.

Assim, os vieses inconscientes surgem em nosso cotidiano, gerando preconceitos implícitos, pois se caracterizam como deduções e atitudes, que se precipitam do nosso inconsciente.

Além disso, os vieses recebem uma intensa influência da religião, da política e da mídia, causando mal-estar social. Ainda existem inúmeros vieses inconscientes, destaco quatro exemplos:

Viés de gênero: é o favorecimento de um gênero em detrimento de outro, conhecido como sexismo, sendo comum no mercado de trabalho e nas relações afetivas.

Viés da idade: um preconceito que favorece as pessoas de certas faixas etárias, se manifestando nas empresas como preferência por trabalhadores jovens, com base em supostas habilidades e longevidade.

Viés de raça: um preconceito por distinção social e intelectual contra as pessoas negras, que ocorre com violência frequente na sociedade e de forma velada dentro das empresas.

Viés de pessoas com deficiência: abraçar o que é diferente deveria ser normal, porém, as pessoas com deficiência física, motora ou mental são invisíveis na sociedade e no mercado de trabalho.

Portanto, precisamos identificar e combater os vieses inconscientes, o que significa tomar consciência dos nossos preconceitos. E também abrir a discussão sobre esses temas, e buscar aumentar a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Jackson Buonocore

Entre em contato com
Jackson Buonocore

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual