Publicidade
Opinião

O tempo em nosso cotidiano

Publicado em: 17.08.2023 às 03:00

O tempo é precioso. Por mais que a ciência avance a passos largos, ainda temos o nosso ciclo de vida natural, o tempo é infinito mas constata-se que a tecnologia, a inteligência artificial, tentará controlar um tempo de vida. Avançou positivamente ao tentar restaurar os movimentos dos paraplégicos, através dos seus sistemas por exemplo. Tem poderes inimagináveis mas ainda temos um ciclo vital, um percurso, o nosso tempo.

Em um passado longínquo, em média aos 50 anos, partia-se... Agora pessoas de 80, 90 anos produzem e é a população que mais cresce. Obedecem a outros ciclos - muitos têm a sua formação, trabalham a vida toda e assim o tempo para descansar vai sendo prorrogado, pois continuam produtivos. Cuidam de sua qualidade de vida.

Em função do aperfeiçoamento da ciência, poderá haver aproveitamento de muito tempo. Então, as mudanças tecnológicas que víamos na ficção agora estão no cotidiano.

Segundo os céticos, somos produtos da seleção natural. A filosofia questiona o homem e sua temporalidade e o mesmo através da tecnologia, como afirmam os pesquisadores, tem seu futuro ligado à realizações da ciência. A nuvem cibernética seduz, atrai e apodera-se. De nós!

Tem algo mais aglutinador que as redes sociais? Produto da solidão?

Onde muitas vezes o ser humano virtualmente vai procurar trocar sensações e experiências. E nos dá uma sensação confortante de grupo.

Para as gerações futuras então, estão reservadas muitas surpresas, a nova longevidade do ciclo vital está cada vez mais se estruturando. Não existem somente inteligências humanas, mas também artificiais. E as nossas emoções?


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual