Publicidade
Botão de Assistente virtual
Blog do Ávila

Fimec está mantida mesmo com pedido da prefeita Fatima para adiamento devido ao coronavírus

Por João Ávila

Novidades: até amanhã, feira na Fenac é uma vitrine do que há de novo em produtos, processos e equipamentos para o cluster Foto: Inézio Machado/GES
A realização da Fimec, de 10 a 12 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, está mantida. Esta manhã, o Conselho de Administração se reuniu e decidiu por não adiar a feira, apesar de pedido da prefeita Fatima Daudt, que sugeriu cancelamento ou troca de data. O motivo é o risco do coronavírus.

Na manhã desta quinta-feira (27), Fatima confirmou que no dia 20 de fevereiro encaminhou ofício à Fenac, direcionada ao Conselho de Administração, se manifestando contrária à realização da Fimec. "Sugeri o cancelamento ou nova data", disse. A partir da confirmação de um caso em São Paulo, a prefeita reiterou sua posição. Na reunião desta quinta, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Paraskevi Bessa-Rodrigues e o assessor jurídico Ruy Noronha foram orientados por ela para que se posicionasse. "O Márcio (Jung, diretor-geral da Fenac) também sabe da minha posição", completou.

No encontro desta quinta-feira, a Fenac não alterou o seu posicionamento. “Aprovamos a manutenção da feira. O entendimento é de que nós estamos na condição de realizá-la em segurança. São 21 horas de Fimec e serão 21 horas de limpeza e assepsia em locais de circulação, banheiros, corrimões, entre outros”, frisa o diretor-presidente da Fenac, promotora da feira, Márcio Jung.

Os procedimentos adotados têm como base orientações do ministério da Saúde, que segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Teremos ampla distribuição de sachês de álcool gel na entrada da Fimec, assepsia a todo momento e temos condições de realizar uma grande feira, até porque 98% dos nossos participantes são latino-americanos”, comenta, lembrando que a não vinda dos chineses já foi negociada anteriormente. Nesta sexta-feira (28), haverá uma reunião com a secretaria Municipal de Saúde, para validação dos procedimentos programados.

Fatima entende que o vírus pode chegar a qualquer momento, por isso diz que é preciso "nos precaver de todas as formas". "Sei também que o vírus não é tão letal, no entanto se propaga muito rápido e causa nas pessoas um temor enorme. Vide Itália."

A Fenac é regida pela lei das S/A, então as decisões são tomadas pelo Conselho de Administração, composto pelas entidades. "As decisões deles são de responsabilidade deles", finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.