Publicidade
Cotidiano Animalescas

Gatos castrados tendem a ficar acima do peso

Cuidados / Alimentação e estímulos para atividades que tirem os gatos do sedentarismo são fundamentais para manter o animal saudável

Publicado em: 03.11.2020 às 03:00 Última atualização: 03.11.2020 às 11:36

Gatos castrados tardiamente ficam mais suscetíveis à obesidade, por isso precisam ser estimulados a gastar energia Foto: Susana Leite/GES-Especial
Quem convive com gatos já sabe que são animais exigentes. Principalmente depois que os pets forem castrados, os tutores devem ficar atentos a alguns fatores, como, por exemplo, a alimentação. Mas por que castrar os gatos? A castração traz benefícios para a saúde dos felinos como redução das doenças relacionadas ao trato reprodutivo, e ajuda no controle da natalidade.

De acordo com a médica veterinária especialista em felinos Lina Sanz, a castração é recomendada antes dos quatro meses de vida, tanto para gatos machos quanto fêmeas. "Quanto mais cedo é realizado o procedimento, melhor é a recuperação do gato e menores as chances de complicação na cirurgia. Já quando realizada tardiamente, os gatos ficam suscetíveis à obesidade hipertrófica, frequente em animais adultos, e necessitam que os tutores olhem com mais cuidado para a alimentação", explica Lina.

Segundo a veterinária, depois de castrados, os gatos deixam de produzir hormônios sexuais e consequentemente o metabolismo desacelera, tornando o animal mais lento e em muitos casos, mais sedentário. É importante que o tutor não deixe de estimular o animal a praticar exercícios para evitar o ganho de peso e mais importante ainda é oferecer a alimentação adequada para gatos castrados. "Com um aprimoramento ambiental correto, aliado ao uso de comedouros antivoracidade e alimentação adequada, no equilíbrio energético e nutritivo que um gato castrado precisa, controla-se a tendência à obesidade", conta a veterinária. De acordo com Lina, o tutor também pode estimular o comportamento predatório dos gatos, fornecendo brinquedos interativos que imitam presas, como por exemplo, ratinhos e penas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual