Publicidade
Cotidiano | Entretenimento 'AINDA SOMOS OS MESMOS'

Grandes atores gravam filme em Novo Hamburgo

Paulo Nascimento filma no bairro Boa Saúde. Edson Celulari e Carol Castro estão no elenco

Por Jorge Grimaldi
Publicado em: 17.09.2022 às 03:00 Última atualização: 17.09.2022 às 15:00

Quem passou pelas ruas do bairro Boa Saúde no final de agosto pôde notar um movimento anormal. Muitas pessoas circularam pelas proximidades do Espaço Cultural Estação Cidadania, (Praça CEU), e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jair Henrique Foscarini. O motivo? Um longa-metragem estava sendo gravado pela produtora Accorde Filmes.

Edson Celulari se prepara para gravação na Fenac, em Novo Hamburgo
Edson Celulari se prepara para gravação na Fenac, em Novo Hamburgo Foto: Diego da Rosa/GES

Com participação de grandes nomes da televisão, como Edson Celulari, Carol Castro, Nicola Siri, o longa Ainda Somos os Mesmos, com direção de Paulo Nascimento, foi trazido por meio de um edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para Novo Hamburgo, pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), através de um investimento no setor de audiovisual, que começou em 2018. O filme deve ser lançado no segundo semestre de 2023.

"O que mais me surpreendeu aqui foi uma cena que era pra ser em uma estrada, como se fosse uma fronteira, filmamos na Boa Saúde. Ninguém acreditou que era dentro da cidade", conta o diretor Paulo Nascimento, nascido em Tupanciretã.

O Filme

Baseada em fatos reais, a história se passa no Chile em um dos momentos mais difíceis daquele país, a ditadura militar dos anos 70, liderada por Augusto Pinochet. "Vamos contar sobre as pessoas que estão confinadas dentro da embaixada da Argentina, no Chile, em 1973. E um pai, que é o personagem do Edson Celulari, tentando tirar o filho lá de dentro", revela Nascimento, dando mais detalhes. "O filme é sobre as relações humanas e os choques de gerações. Essas histórias eram contadas para gente pelo João Carlos Bona Garcia", completa. A trilha sonora é uma regravação de Como Nossos Pais (1976), na voz de Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós.

Premiado com o troféu Oscarito, entregue a grandes atores do cinema brasileiro, no 46º Festival de Cinema de Gramado, em 2018, Edson Celulari gravou na Fenac. Ele fala um pouco sobre seu papel. "Meu personagem tem um filho que participa da luta armada e é perseguido pelo regime militar no nosso país. O pai toma a decisão de tirá-lo daqui, se não ele vai ser morto. Um local que parecia seguro era Santiago, no Chile, e é isso que eles fazem. Mas lá também tem a repressão e eles acabam confinados dentro da embaixada da Argentina." O ator italiano Nicola Siri ressalta a relevância de relatar esses fatos na telona. "A história é importante para aprender e nunca mais repetir os erros."

Produção e elenco reunidos para gravar o longa-metragem Ainda Somos os Mesmos
Produção e elenco reunidos para gravar o longa-metragem Ainda Somos os Mesmos Foto: Diego da Rosa/GES

 

 

Paulo Nascimento conferindo os detalhes durante a rodagem do longa
Paulo Nascimento conferindo os detalhes durante a rodagem do longa Foto: fotos Diego da Rosa/GES

Investimento já garantiu filmagens para 2023

Segundo o secretário Ralfe Cardoso, "Novo Hamburgo foi a única cidade do Rio Grande do Sul que conseguiu se habilitar neste edital. Nós lançamos mais de R$ 5 milhões para captação de projetos, e um deles é esse longa metragem, são três ao todo: Esse do Paulo, um será filmado em janeiro e o outro em maio, de 2023", detalha.

A atriz Carol Castro se mostrou alegre por estar no Vale dos Sinos e afirma a importância do audiovisual. "Estou feliz em estar aqui. Sei que Novo Hamburgo está investindo nesse segmento, fico muito feliz que de alguma forma estou ajudando e trazendo essa produção, e que os jovens continuem, que a arte continue, e que a gente ultrapasse esse período sombrio que está aí."

Município estimula cultura nas escolas

O programa Novo Hamburgo Polo Audiovisual busca estabelecer valores como compromisso, ética, inovação e vai desenvolvendo atividades que envolvam da formação ao estímulo, através das oficinas e do Cinemóvel Cinema para Todos, que ainda terá 25 exibições até o fim do ano. A programação será divulgada no dia 26 de setembro. "Todas as escolas municipais de ensino fundamental têm um kit de produção digital, que é câmera, gravador, computador, para familiarizar justamente com a linguagem audiovisual. São quatro territórios liderados pela cultura: Santo Afonso, Canudos, Kephas e Boa Saúde. Isso tudo conforma um ambiente que coloca Novo Hamburgo no mapa das grandes produções brasileiras", diz o secretário de cultura Ralfe Cardoso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual