Publicidade
Cotidiano | Entretenimento QUADRINHOS

Personagem da Marvel Doutor Estranho acaba de completar 60 anos

Muita gente conheceu personagem só pela recente encarnação no cinema, mas o mago foi criado em 1963

Publicado em: 12.08.2023 às 03:00 Última atualização: 12.08.2023 às 10:07

Para muita gente, o Doutor Estranho nasceu em 2016, quando a Marvel lançou a primeira aventura de seu universo cinemático com temática mágica. Mas o personagem encarnado no cinema por Benedict Cumberbatch, quem diria, já é sessentão.


A imagem da primeira história de Doctor Strange, em 1963, no traço de Steve Ditko | Jornal NH
A imagem da primeira história de Doctor Strange, em 1963, no traço de Steve Ditko Foto: Reprodução

Foi em julho de 1963 que Doctor Strange foi publicado pela primeira vez, no número 110 da revista Strange Tales, da Marvel, nos Estados Unidos. O personagem era uma criação de Steve Ditko, o mesmo desenhista que deu forma ao Homem-Aranha. O argumento era de Stan Lee, mas o próprio Lee comentou mais de uma vez que a criação havia sido de Ditko.

Nas primeiras histórias, Strange era retratado como um necromante, um especialista em magia obscura (inclusive, a primeiríssima história, lá em 1963, usava o hoje politicamente incorreto termo "magia negra", ou "black magic"). A inspiração havia sido nos magos ainda do tempo dos dramas de rádio, que eram figuras misteriosas e teatrais.


O Doutor Estranho do cinema, interpretado por Benedict Cumberbatch | Jornal NH
O Doutor Estranho do cinema, interpretado por Benedict Cumberbatch Foto: Reprodução

Um ano depois da primeira história, apareceria uma origem para o mago. Mais adiante ainda, em 1968, ele ganharia arcos mais trabalhados. A história evoluiu para a mais consagrada, que traz Stephen Strange como um cirurgião vaidoso que perde os movimentos finos da mão em um acidente e, por isso, busca a cura em um mosteiro no Himalaia. Lá, acaba descobrindo talento para a magia, através de um mestre. Eventualmente, Strange iria se tornar o Mago Supremo de nossa realidade.

 

Curiosidades ao longo de seis décadas

Ao longo dos anos, o relativo sucesso do Doutor Estranho rendeu algumas anedotas e até algumas dores de cabeça. Stan Lee comentou uma vez que na época da criação do herói, no auge da contracultura e do psicodelismo, ele e Ditko chegaram a ser acusados de inventar o personagem sob efeito de marijuana ou até LSD.

Grandes desenhistas chegaram a assumir as histórias, que se prestavam a alguns delírios visuais. Um dos mais famosos, ainda hoje lembrado, foi Frank Brunner, que ao lado do argumentista Steve Englehart assinou uma das fases mais conhecidas, a partir de 1974.


O mago no traço de Frank Brunner, um de seus desenhistas mais cultuados, nos anos 1970 | Jornal NH
O mago no traço de Frank Brunner, um de seus desenhistas mais cultuados, nos anos 1970 Foto: Reprodução

Outra história curiosa é algo que a Marvel mais tarde tentou varrer para baixo do tapete. Em 1978 foi produzido um filme de tevê com o Doutor Estranho. Como muitos filmes da Marvel no período, tinha efeitos muito simples. O personagem era interpretado por Peter Hooten, que havia participado de Orca, a Baleia Assassina.


O filme de tevê do Doutor Estranho, em 1978, estrelado por Peter Hooten | Jornal NH
O filme de tevê do Doutor Estranho, em 1978, estrelado por Peter Hooten Foto: Reprodução

Tanto nos quadrinhos quanto no universo cinemático da Marvel, o Doutor Estranho se tornou uma das figuras mais poderosas do panteão de super-heróis. Curiosamente, apesar deste poder todo, seu histórico editorial não parece demonstrar o mesmo superpoder. Ele não chegou a ter revistas de linha, ou seja, títulos mensais com seu nome, salvo durante minisséries. Há muitas coletâneas anuais estreladas pelo personagem, que durante alguns anos costumava monopolizar outros títulos, como a Strange Tales, na qual nasceu. Também aparecia como figura de destaque em outras séries, como dos Vingadores.


Publicidade

André Moraes

Entre em contato com
André Moraes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual