Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

Juízes voluntários participarão do processo eleitoral

Convênio firmado entre Ajuris e TRE-RS prevê a participação de magistrados aposentados no pleito

Por Redação
Publicado em: 19.09.2022 às 18:16 Última atualização: 19.09.2022 às 18:17

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e a Associação dos Juízes do RS (Ajuris) assinaram nesta segunda-feira (19) um acordo de cooperação para a atuação de juízas e juízes voluntários junto às zonas eleitorais do Rio Grande do Sul. A proposta é de que os magistrados voluntários atuem em cooperação com os titulares das zonas eleitorais. O acordo foi assinado pelo presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski, e pelo presidente do TRE-RS, Francisco Moesch, no espaço do Memorial do TRE-RS.

Acordo foi assinado pelo presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski, e pelo presidente do TRE-RS, Francisco Moesch
Acordo foi assinado pelo presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski, e pelo presidente do TRE-RS, Francisco Moesch Foto: Alexandre Bach/Imprensa Ajuris

De acordo com o documento, os juízes voluntários devem trabalhar em ações de combate à desinformação, na difusão de informações oficiais da Justiça Eleitoral e no incentivo à tolerância política e na divulgação do pensamento livre, entre outras ações dentro do processo eleitoral. Magistrados já aposentados e que tenham condições de auxiliar no pleito como voluntários também poderão participar da iniciativa. “Nossa parceria junto ao TRE é de um trabalho integrado para reforçar a atuação da Justiça Eleitoral com o objetivo que ela possa conduzir o processo de votação com segurança e com a garantia da apuração da vontade popular expressa nas urnas”, afirmou Martinewski durante a assinatura.

Moesch, por sua vez, destacou a importância da participação da Ajuris no processo. “A atuação da Ajuris é cósmica e ao longo dos anos adquiriu relevância institucional em situações como a luta por eleições livres e a defesa da democracia. É uma honra firmar este termo de cooperação valioso, principalmente nesse momento em que enfrentamos a organização de uma eleição desafiadora”, disse Moesch.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual