Publicidade
Eleições ELEIÇÕES NO RS

Deputado reeleito, Juvir Costella terá mandato focado na infraestrutura

Político foi o mais votado entre os candidatos do MDB ao Legislativo gaúcho

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 09.10.2022 às 17:18

Juvir Costela (MDB) conquistou 66.971 votos na disputa ao cargo de deputado estadual no pleito de 2022, número maior na comparação com 2018, quando fora escolhido por 41.904 eleitores. O incremento conferiu ao deputado reeleito o título de mais bem votado entre os candidatos do MDB, partido que perdeu duas cadeiras na Assembleia Legislativa gaúcha.

Secretário de Logística e Transporte na gestão Eduardo Leite (PSDB), Costella se diz focado na reeleição do ex-governador, que disputa o Piratini com Onyx Lorenzoni (PL). "Defendemos a continuidade do governo, que fez investimento, que não teve envolvimento em absolutamente nada no setor de corrupção. Foi um governo de evolução, que teve a participação de muitos partidos independentemente de ideologia partidária."

Juvir Costella ampliou sua votação em 2022
Juvir Costella ampliou sua votação em 2022 Foto: Itamar Ávila/Palácio Piratini


Apesar de defender a reeleição, Costella, que já declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, não nega a possibilidade de compor a base de um eventual governo Onyx. "Apoio e acredito que o Eduardo (Leite) e o Gabriel (Souza) serão o governador e vice do Estado, mas, caso contrário, como parlamentar, é minha obrigação estar em defesa do Estado do Rio Grande do Sul. Não vejo por que se fazer essa discussão antes da conclusão (da eleição), até porque tem uma questão política, partidária, é uma discussão que depois o MDB vai fazer."

Prioridades do mandato

Natural de Esteio, onde foi vereador, o emedebista diz que focará o mandato na busca por investimentos para melhorar a infraestrutura da região metropolitana de Porto Alegre e, mais especificamente, do Vale do Sinos.

"Acredito que para região do Vale do Sinos, temos a questão da BR-448, do acesso que dá na cidade de Esteio, que estamos trabalhando com o prefeito para sua conclusão, que ela venha para o município sem recurso federal, e sim recurso municipal, quem sabe inclusive com uma parceria do governo do Estado."

O deputado cita ainda como desafio para os próximos anos o avanço das obras na BR-116, em Esteio e São Leopoldo, com destaque para o viaduto da Scharlau. "Não tivemos aprovação dos recursos (do Estado) para investimentos nas rodovias federais", lembra, fazendo referência à derrota de Leite na Assembleia. "Muito a se fazer no Vale do Sinos."

Por fim, o parlamentar promete defender no Legislativo gaúcho uma discussão sobre transporte na região metropolitana. "Fundamental para que se tenha uma logística melhorada."

TAGS: parlamento
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual