Publicidade
Eleições ELEIÇÕES NO RS

Joel Wilhelm chega ao Legislativo gaúcho após dois mandatos como prefeito de Igrejinha

Eleito deputado estadual, ele pretende ser o representante do setor coureiro-calçadista no parlamento

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 25.10.2022 às 11:35 Última atualização: 25.10.2022 às 11:36

Por oito anos, Joel Wilhelm (PP) comandou o município de Igrejinha, sendo eleito em 2012 e reeleito em 2016. Em 2023, o ex-prefeito assume cadeira no Legislativo, posição que já ocupou em 2008 na esfera municipal, quando foi eleito o vereador mais jovem e mais bem votado da cidade.

Desta vez, contudo, em vez de atuar na Câmara Municipal, exercerá a função de legislador na Assembleia Legislativa gaúcha. Eleito com 39.225 votos, o futuro deputado estadual diz que pretende incorporar ao gabinete a forma de gerir a cidade. "A gente sabe que o Legislativo não é o Executivo, mas a gente vai tentar objetivar ao máximo o nosso mandato. Nossa forma de tentar trabalhar vai ser defender as bandeiras que a gente acredita de uma forma muito objetiva através de dados e de números. Então, a nossa forma de trabalhar vai ser levar a objetividade do Executivo para dentro do Legislativo."

Joel Wilhelm (PP) assumirá uma cadeira na Assembleia em 2023
Joel Wilhelm (PP) assumirá uma cadeira na Assembleia em 2023 Foto: Eduardo Amaral/GES Especial


Quando cita "bandeiras", Wilhelm refere-se essencialmente às demandas do ramo coureiro-calçadista. Para alavancar o setor, planeja defender mudanças no sistema tributário do Estado.

"A gente sabe a importância desse setor que hoje emprega aproximadamente 75 mil pessoas no Estado de uma forma direta", ressalta. "Isso faz com que a gente tenha um desafio de demonstrar para o próximo secretário de finanças a importância de equalizar, por exemplo, a alíquota do ICMS, como Santa Catarina, para que possamos voltar a ser o maior produtor de calçados do Brasil", acrescenta Wilhelm, que atribui aos impostos a principal responsabilidade para a perda de força do setor no RS.

O futuro deputado também pretende dar uma atenção especial à formação profissionalizante, com o objetivo de garantir o desenvolvimento da indústria. "O Estado também precisa fazer sua parte na questão da oportunidade de qualificação de mão de obra gratuita, como os municípios. Igrejinha hoje acaba fazendo muitos cursos de mão de obra conforme a necessidade de cada segmento", exemplifica.

Em termos de infraestrutura, o ex-prefeito de Igrejinha defende que o governo estadual somente assuma obras em rodovias federais caso esteja com as contas sanadas em outras áreas. "Se o Estado estiver com as suas responsabilidades – saúde, educação e segurança – em dia, sou favorável [à destinação de verba do Estado para obras federais]."

Segundo turno

Durante os últimos quatro anos, o partido de Wilhelm esteve na base de apoio ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que hoje disputa a reeleição contra Onyx Lorenzoni (PL). Wilhelm, assim como todo o PP, já declarou apoio ao ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL). Mesmo assim, diz que tentará manter uma postura independente com qualquer que seja o governador eleito. "A gente vai discutir lei a lei, pauta a pauta, não fazemos uma predefinição de como agir lá na Assembleia. Vamos conversar com cada setor que for beneficiado ou for atingido por determinada lei."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual