Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas OPERAÇÃO COPA LIVRE

MP investiga parentes do prefeito Jairo Jorge e outros políticos, 'federais inclusive'

Investigação iniciada há quase um ano foi detalhada em coletiva no fim da manhã desta quinta-feira

Por Da Redação
Publicado em: 31.03.2022 às 11:38 Última atualização: 31.03.2022 às 11:55

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) confirmou no fim da manhã desta quinta-feira (31) que pediu à Justiça a prisão do prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), no âmbito da Operação Copa Livre, desencadeada nesta manhã. No entanto, a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça (TJ) optou pelo afastamento do prefeito por seis meses. Para o MP, Jairo "era o líder do grupo político" que operava o esquema criminoso. A defesa de Jairo diz que ele deve se pronunciar ao longo do dia.

Agentes do Ministério Público e da Brigada Militar cumprem mandados de busca e apreensão em Canoas; prefeito Jairo Jorge é afastado do cargo
Agentes do Ministério Público e da Brigada Militar cumprem mandados de busca e apreensão em Canoas; prefeito Jairo Jorge é afastado do cargo Foto: Ministério Público/Divulgação

De acordo com os procuradores e promotores que trabalham no caso, o grupo criminoso envolvido na fraude de contratos que somavam R$ 66,7 milhões tinha dois núcleos: um político e outro empresarial. O prefeito é apontado como o líder do núcleo político. "O que eles visavam era o desvio de recursos públicos. Já temos bastante demonstrado como o desvio voltava (para os políticos). Todos eram contemplados", informou o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo.

De acordo com o Ministério Público, a investigação iniciada há quase um ano a partir de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é ampla e alcançaria inclusive parentes de Jairo Jorge. "Os familiares não tinham vinculação direta, mas ajudavam na gestão do núcleo político em conluio com empresários de São Paulo que também são investigados", acrescentou o procurador, confirmando que outros políticos são investigados. Eles são da cidade, do Estado "e federais inclusive", admitiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.