Publicidade
Notícias | Região SAIBA COMO DOAR

DOAÇÃO DE SANGUE: Hospital Universitário de Canoas pretende encher estoques de sangue no Dia Mundial do Doador

Data é celebrada nesta quarta-feira (14) e expectativa da casa de saúde é que mais doadores apareçam desde o início da manhã

Publicado em: 13.06.2023 às 15:47 Última atualização: 13.06.2023 às 17:49

O Hospital Universitário de Canoas (HU) espera receber um grande número de doadores no Banco de Sangue nesta quarta-feira (14), data que marca o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Gesto simples, mas que pode salvar vidas, será celebrado nesta quarta-feira (13)
Gesto simples, mas que pode salvar vidas, será celebrado nesta quarta-feira (13) Foto: LÉO PEREIRA/DIVULGAÇÃO
Referência para a rede hospitalar de Canoas, abastecendo os bancos de sangue dos hospitais Nossa Senhora das Graças e Hospital de Pronto Socorro, o HU está preparado para receber uma boa quantidade de pessoas interessadas em ajudar.

Atualmente, segundo a administração da casa de saúde, a maior necessidade são os tipos "O" negativo e positivo, mas sempre há a preocupação em manter o estoque alto com todos os tipos de sangue.

Como doar

O Hospital Universitário de Canoas fica na Avenida Farroupilha 8001, no bairro São José. Para doar, basta chegar na recepção portando documento com foto e pedir encaminhamento para o Banco de Sangue.

Embora a quarta-feira marque uma data especial, as doações podem ocorrer diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É possível agendar a doação para o primeiro sábado de cada mês.

Estão aptas para doar pessoas de 18 a 60 anos, caso estiverem doando pela primeira vez. Quem já doou sangue antes de completar 60 anos, pode ser doador até os 69 anos. A partir dos 16 anos, é possível doar, mas somente com a presença de um responsável. É também necessário ter acima de 50 quilos, estar bem alimentado e comparecer portando documento com foto.

São necessários tipos sanguíneos "O", positivo e negativo, tipo do chamado doador universal, "A", positivo e negativo, "B", positivo e negativo, e "AB", positivo e negativo.

Médica responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Universitário, Eliete Pereira afirma que toda a ajuda é necessária em uma data simbólica no mundo inteiro. "A doação de sangue é um gesto de amor à vida", ressalta.

Para salvar vidas

Eliete lembra ser importante entender todas as recomendações necessárias à doação, de maneira a não mentir na hora de preencher o formulário se candidatando para doar.

"Precisamos que as pessoas dediquem um pouco de tempo a quem mais precisa. Porque todos os dias vidas são salvas graças a doações. É algo simples, mas imensamente importante para os pacientes", reforça a médica. "O sangue que será usado em pacientes durante procedimentos de urgência e emergência. Não é momento para mentir. Nosso interesse é somente em salvar vidas".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual