Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Coronavírus

Para empresas e famílias, momento é de apertar o cinto

Enquanto companhias reduzem custos e renegociam dívidas, famílias também devem se reorganizar para conseguir fechar o orçamento, já que muitas sofrem com a redução dos salários

Por Adair Santos
Publicado em: 11.04.2020 às 12:09 Última atualização: 14.04.2020 às 11:13

Lisandro Becker revela estar atento à economia na empresa e em casa Foto: Adair Santos/Adair Santos/GES-Especial

Apertem os cintos, o dinheiro sumiu! Diante do cenário de incertezas que se alinha, investidores estão tirando o pé do acelerador. É também nessa hora que o velho e bom capital de giro mostra-se essencial para empresas e pessoas físicas. Quem tem recursos poderá atravessar os próximos meses com maior tranquilidade e até fazer bons negócios por dispor de liquidez. Quem não tem, deve ficar atento às medidas oferecidas pelo governo e bancos.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Ocorre que uma parte significativa das empresas tem uma capacidade de caixa reduzida e muitas não serão capazes de suportar um distanciamento social prolongado, adverte a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. "A população informal, ainda que com ajuda do governo, terá sofrido profundas quedas de renda, o desemprego terá avançado e as empresas terão tomado novos empréstimos, que em condições normais não teriam sido feitos. A União, os Estados, os municípios, todos estarão numa situação fiscal pior", projeta.

É exatamente por isso que o momento exige proatividade tanto na vida profissional quanto pessoal. Na indústria têxtil da qual é gerente de produção, Lisandro Becker, 42 anos, busca otimizar os recursos para economizar matéria-prima. Em casa, o consumo de água e luz deve cair e os presentes para os filhos, Maria Eduarda, 12, e Augusto, 2, terão de esperar mais alguns meses. "Conversei com eles e entenderam o momento", salienta. Confira as dicas abaixo para ajustar o orçamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.