Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Economia e Saúde

Pandemia causa forte impacto econômico nas indústrias e nos serviços, aponta estudo

Setores apresentaram nível mais baixo desde março de 2007 e queda maior do que a ocorrida durante a recessão entre 2014 e 2016

Publicado em: 21.04.2020 às 05:00

Índices de institutos oficiais referentes ao impacto do novo coronavírus na economia brasileira ainda estão em elaboração, mas dados apurados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) mostram o forte impacto da pandemia nos números da indústria e dos serviços.

Em março, o índice desenvolvido pela empresa de informações global IHS Markit para avaliar a atividade de negócios nos dois setores registrou o nível mais baixo desde o início da série, em março de 2007. O índice de 37,6 pontos ficou abaixo dos 50,9 registrados em fevereiro, queda maior do que a ocorrida durante a recessão do período entre 2014 e 2016.

Este e outros indicadores foram analisados no estudo "Covid-19: medidas e indicadores econômicos internacionais", elaborado pelo Comitê de Análise de Dados no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) de Atividade Econômica.

O grupo, instituído pelo governador Eduardo Leite e coordenado pela secretária da Seplag, Leany Lemos, é formado por pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), servidores e especialistas externos. O material, elaborado pelos pesquisadores do DEE Martinho Lazzari, Tomás Torezani e Fernando Cruz e pelo assessor Januário Espíndola, apresenta indicadores de atividade econômica e as medidas de isolamento adotadas em diversos países.

Menos emplacamentos de veículos

De 18,5% foi a redução de emplacamentos de veículos em março comparado com o mesmo mês de 2019.

Além do índice da IHS Markit, diversas pesquisas indicam redução das atividades. O estudo reforça a necessidade da União recompor as perdas na arrecadação de Estados e municípios.

Comércio prejudicado

De 13,6% foi a variação negativa de vendas no comércio do País no mês passado em comparação com março de 2019. Os impactos no consumo têm reflexos diretos na receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.