Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Economia

Indústria gaúcha deixou de comercializar R$ 180 milhões em média por dia pela pandemia

Levantamento da Fiergs inclui resultados até 17 de abril

Publicado em: 27.04.2020 às 16:22 Última atualização: 27.04.2020 às 18:37

Levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), divulgado nesta segunda-feira (27), revela que a indústria gaúcha deixou de comercializar R$ 180 milhões em média por dia como consequência da crise do coronavírus. O resultado foi obtido por meio do acompanhamento do valor das Notas Eletrônicas (NF-e + NFC-e) emitidas no Estado e divulgado semanalmente pela Receita Estadual. Isso permite ter uma estimativa das perdas financeiras por conta da queda nas vendas da atividade econômica gaúcha durante a paralisação.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

“A continuarem as restrições de funcionamento de diversas atividades no Estado, esse cenário de dificuldades será aprofundado. A redução na produção e nas vendas prejudica ainda mais a situação financeira das empresas, muitas delas ainda em recuperação da grande recessão de 2015-2016, o que pode provocar desemprego ou até mesmo o encerramento de atividades de algumas indústrias”, diz o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Como reflexo da diminuição do consumo em razão do isolamento social, as quatro últimas semanas foram de perdas expressivas para a economia gaúcha. Os dados mais recentes, de 11 a 17 de abril, revelam queda de 13,1% do valor médio diário de emissão de Notas Eletrônicas, na comparação com o mesmo período de 2019, e somam-se às perdas de 22,9%, 31,5% e 10,6% registradas nas três semanas anteriores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.