Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento controlado

Fecomércio diz que retomada do comércio na Região Metropolitana é 'urgente e necessária'

Atividade é considerada de risco médio pelo Estado, o que reforça expectativa de reabertura com novas medidas de prevenção

Publicado em: 30.04.2020 às 20:02 Última atualização: 30.04.2020 às 21:03

Lojas estão funcionando com restrições em Novo Hamburgo. Mesmo assim, movimento no Centro é bem abaixo da média Foto: Inézio Machado/GES
A Fecomércio-RS avalia como adequada a estratégia de utilizar estudos e dados sobre o avanço do novo coronavírus para modular a resposta e evitar que se mantenha o fechamento indiscriminado do comércio de bens e de serviços na Região Metropolitana de Porto Alegre. Agora, espera-se que os prefeitos tenham agilidade para permitir a retomada da atividade econômica, prerrogativa que os municípios do interior do Estado têm desde o dia 16 de abril. O novo decreto do Estado ficará em vigor até que entre em efetividade o plano de distanciamento social controlado.

"Foi constatado que a Região Metropolitana de Porto Alegre não apresenta situação crítica de contágio, sendo que ficou com a bandeira laranja, isto é, classificação de risco médio. Não faz sentido manter a maior parte do comércio fechado depois de tantas semanas de prejuízos que ameaçam a sobrevivência das empresas, corroem a renda e geram desemprego", diz o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

No entanto, a federação vê com preocupação o fechamento total do comércio nas regiões de bandeira vermelha, que neste momento correspondem a Lajeado e Passo Fundo. Pelos critérios divulgados pelo governo do Estado, a bandeira vermelha pode ser acionada mesmo com poucos casos na região. Seria mais efetivo reforçar as normas de distanciamento pessoal e o uso de EPIs em diversos setores em vez de paralisar completamente as atividades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.