Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Fiscalização

Prefeitura de São Leopoldo notifica lar de idosos por falta de uso de EPI´s

Notificação ocorreu durante trabalho de fiscalização que envolve Conselho do Idoso, a Força-Tarefa, a Guarda Municipal e a Vigilância em Saúde

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 13.06.2020 às 15:56 Última atualização: 13.06.2020 às 16:21

Ação de monitoramento e vistoria ocorreu na tarde da sexta-feira (12) Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo
Uma ação articulada envolvendo o Conselho do Idoso, a Força-Tarefa, a Guarda Municipal e a Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Leopoldo vêm fortalecendo o trabalho de fiscalização às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em relação à Covid-19.

Na tarde da sexta-feira (12) a ação de monitoramento e vistoria um lar localizado na rua Conceição no centro da cidade foi notificado por contrariar o Decreto Municipal nº 9540/20, pela constatação de funcionários sem o uso dos equipamentos de proteção e a característica da casa permite o acesso dos idosos a área externa em contato com a rua.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus


De acordo com a Prefeitura, desde o início da pandemia existe uma atenção especial ao setor e um plano de contingência específico foi apresentado considerando as necessidades de adequação estrutural das casas, processos de trabalho, identificação de forma sistemática do monitoramento da saúde dos residentes e funcionários, além da restrição de visitas conforme as determinações sanitárias específicas. A vistoria faz parte da análise para adequação do plano de contingência elaborado pelos lares.

A cidade conta com 24 Instituições de Longa Permanência (ILPs), popularmente conhecidos como asilos, cadastrados. O trabalho é permanente: todos eles foram visitados e orientados para recomendações de controle e prevenção ao Covid-19. Nenhum caso foi detectado nessas instituições até o momento.

O trabalho deve seguir visitando as demais instituições. “Começamos pelo Lar São Francisco que é de responsabilidade do Município, e vamos seguir reforçando essa atenção de monitoramento, já no segundo lar vistoriado constatamos essa irregularidade e notificamos. Essa ação é muito importante para preservar a integridade dos idosos e funcionários das instituições e evitar o avanço dos casos de Covid-19”, acrescentou o coordenador da Vigilância em Saúde, Maurício Prass.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.