Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Ajuda

Defensoria Pública poderá contestar resultado de auxílio emergencial

Quem teve o benefício negado, mesmo tendo direito, pode procurar o órgão no seu município a partir de segunda-feira

Por Débora Ertel
Publicado em: 18.06.2020 às 12:23 Última atualização: 19.06.2020 às 13:59

Serviço será disponibilizado a partir de segunda-feira Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Todos aqueles que tiveram o auxílio emergencial negado poderão contestar o resultado por meio da Defensoria Pública da União (DPU). O pedido pode ser feito a partir da próxima segunda-feira (22). A possibilidade foi aberta depois de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cidadania e o órgão federal. O serviço não será prestado pela Defensoria do Estado.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Para solicitar a contestação, será preciso apresentar documentos que comprovem o direito ao do recebimento do benefício, segundo os critérios estabelecidos. A expectativa do governo federal é resolver o problema de quem não foi atendido por meio de um processo administrativo, sem ter a necessidade de procurar o Poder Judiciário.

O Ministério da Cidadania (MC) permitirá a reanálise pontual via Defensoria Pública dos casos de auxílio emergencial negados diretamente via sistema. Os defensores públicos federais terão a possibilidade de inserir os dados necessários para viabilizar os pedidos por meio de plataforma desenvolvida pelo MC em conjunto com a Dataprev específica para a contestação.

“As máquinas são rápidas, mas elas só fazem o que a gente programa. A gente precisava do toque humano, da inteligência humana para corrigir isso”, declarou o ministro Onyx Lorenzoni.

Contatos da Defensoria

A Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul tem sua sede na Rua Comendador Manoel Pereira, nº 24, no Centro de Porto Alegre. Até o dia 30 de junho, não ocorrem atendimentos presenciais. O atendimento pelo telefone do plantão (51) 98336-0034 (sem WhatsApp) para matérias urgentes ocorre nos dias úteis das 8h30 às 17h30. Os pedidos de assistência também podem ser formulados pelo email atendimentodpuportoalegre@dpu.def.br ou pelo Formulário de Solicitação de Assistência no site do órgão.

Em Canoas, a Defensoria fica na Rua Domingos Martins, 121, loja 02, no Centro. Telefones (51) 3465-8670. Plantão: (51) 98100-0381 ou no e-mail: atendimento.canoas@dpu.def.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.