Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Avanço da pandemia

Estado endurece regras e regiões de Novo Hamburgo e de Canoas ficam bandeira vermelha

Governador Eduardo Leite faz pronunciamento neste sábado em transmissão pela Internet

Publicado em: 20.06.2020 às 18:13 Última atualização: 20.06.2020 às 20:31

As regiões de Novo Hamburgo e de Canoas subiram da bandeira laranja para a vermelha dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A Serra regrediu da vermelha para a laranja. Já a Região de Taquara permaneceu amarela. O anúncio foi feito pelo governado Eduardo Leite em transmissão pela Internet neste sábado (20). A troca de bandeira, no entanto, não é imediata. As novas regras passam a valer na terça-feira, e os municípios ainda podem recorrer. 

A alteração das bandeiras acontece devido à piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco altíssimo).

Leia todos os conteúdos EXCLUSIVO ASSINANTE

Conforme a análise preliminar, oito regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que estavam em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foram para vermelha (risco alto). E três, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, passaram de amarela (risco baixo) para laranja (médio).

Quatro regiões tiveram redução de risco: Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha após revisão de dados pelo governo, apresentaram melhora em indicadores e migraram para bandeira laranja. As regiões de Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para amarela.

As demais regiões não tiveram alteração na sua bandeira final, sendo que apenas a região de Taquara manteve bandeira amarela entre as duas semanas.

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para sexta. Com isso, as prefeituras terão até 24 horas para apresentar recurso. Os dados apresentados serão avaliados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira e, à tarde, o governador divulgará as bandeiras definitivas, que passam a valer a partir de terça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.