Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Educação

Municípios da região anunciam suspensão da retomada presencial das aulas

Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Taquara, Parobé e Igrejinha já confirmaram atividades remotas por tempo indeterminado; escolas privadas também modificam o planejamento

Por Bianca Dilly
Publicado em: 20.02.2021 às 15:13 Última atualização: 20.02.2021 às 15:35

Salas de aula permanecem vazias na região Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES

Após a classificação preliminar em bandeira preta no distanciamento controlado do Estado, municípios da região já começaram a suspender a retomada das aulas de forma presencial. Conforme o regramento, a ação só seria obrigatória a partir de terça-feira (23), caso o risco altíssimo dos dados se confirme na divulgação do mapa definitivo, na tarde de segunda-feira (22). Porém, o governo recomendou que as escolas não recebam alunos já na largada da semana.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o novo coronavírus

A orientação foi seguida em locais como Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Taquara, Parobé e Igrejinha, que anunciaram o modelo remoto de ensino por tempo indeterminado. Ivoti, que completaria uma semana de aulas no formato híbrido, informa que aguarda o resultado das bandeiras para estabelecer o planejamento, mas não deve receber estudantes nesta segunda-feira (22).

O Centro de Operações de Emergências (COE) de Estância Velha destaca que ainda está discutindo a situação. Em Novo Hamburgo, o calendário letivo está marcado para iniciar em 1º de março e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou que a volta será com aulas remotas.

Escolas privadas também mudam planejamento

Mas não são apenas as escolas da rede municipal que precisam mudar a programação. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) emitiu nota orientando que as instituições de ensino da educação básica e superior localizadas nas cidades em bandeira preta trabalhem de forma remota a partir de hoje.

“Lamentamos que as escolas sejam fechadas novamente, mas vamos seguir as regras. Pedimos que cada um também faça sua parte, evitando aglomerações, ficando em casa sempre que possível e tomando todas as medidas de higiene para que em breve possamos receber nossos alunos”, destaca o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik.

Protocolos do Estado

As escolas em regiões com bandeira preta poderão funcionar somente em regime de plantão, para distribuição de materiais e de conteúdo, a fim de que estudantes que não tenham acesso à internet possam seguir os estudos. O Estado lembra que a cogestão, no caso do ensino, não é válida. Nas regiões em bandeira vermelha, a retomada das atividades de ensino presenciais segue sendo permitida.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.